Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Reitoria terá treinamento sobre combate a princípio de incêndio
conteúdo

Notícias

Reitoria terá treinamento sobre combate a princípio de incêndio

SEGURANÇA PÚBLICA

Na terça-feira (05/09), à tarde, servidores e colaboradores participarão da atividade
última modificação: 05/09/2017 11h46

Na terça (05/09), vai ter muita gente aprendendo sobre combate a princípios de incêndio na Reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE), a partir das 13h, com direito a aula prática para aprender a manusear equipamentos, como extintores, além de aula teórica sobre primeiros socorros e noções básicas sobre fogo e incêndio. O curso é uma iniciativa do setor de Engenharia de Segurança do Trabalho (Sest), da Pró-reitoria de Administração e Planejamento (Proap), e é voltado para os servidores e colaboradores da Reitoria.

A capacitação será no turno da tarde, no auditório da Reitoria (Rua Jorge Dumar, 1703, Jardim América, Fortaleza-CE) e trará instruções relacionadas à prevenção a incêndios, abordando assuntos, como teoria do fogo, propagação do fogo, métodos de extinção, agentes extintores, classes de incêndio, equipamentos e técnicas de combate ao incêndio, além de instruções sobre abandono de área, primeiros socorros, remoção de acidentados e imobilização provisória.

A Reitoria do IFCE já conta com extintores, hidrantes, sistema de detecção de fumaça, alarme de incêndio, sinalizações de rotas de fuga, além das escadas de emergência em todos os andares do prédio. Para a técnica em Segurança do Trabalho da unidade, Cássia Mateus, trazer instruções como essas são importantes na medida em que conscientizam sobre práticas que garantam a segurança dos próprios servidores e colaboradores em caso de sinistros dessa natureza.

“A ideia é levar noções mínimas de combate a princípios de incêndio, ajudando a identificarem quando é uma situação de fogo em que há métodos de controle que podem ser adotados. Também retrata situações em que é preciso evacuar efetivamente a área, dependendo das proporções do sinistro. Tudo isso conscientizando para a preservação dos equipamentos de segurança, incluindo a não obstrução dos extintores, por exemplo”, diz Cássia, fortalecendo que a iniciativa tem o objetivo de preservar vidas.

Deborah Sampaio - Reitoria