Notícias
Reitoria recebe representantes sindicais
O reitor do IFCE, professor Virgílio Araripe, recebeu integrantes das quatro sessões sindicais que representam servidores da instituição, conforme acordado no último encontro do gestor com os sindicalistas, durante inauguração do campus de Itapipoca.
Na pauta, proposta pelos sindicatos, foram discutidos temas como flexibilização da jornada de trabalho; edital de remoção; insalubridade e periculosidade; revisão da Resolução 34 (carga horária docente); e auxílio transporte.
Sobre a flexibilização da jornada de trabalho, os representantes sindicais pediram a revisão dos conceitos de público e de setor, visando a ampliação do número de servidores beneficiados com a jornada reduzida. O reitor do IFCE informou que para a elaboração da Portaria 1025/GR foram levadas em considerações as determinações legais, mas, conforme já tinha afirmado anteriormente, se comprometeu a fazer um estudo após 90 dias da implantação da regulamentação do novo horário. Ficou acertado que no próximo dia 30 de março haverá uma reunião entre membros do sindicato e a gestão para discutir os conceitos de público e setor, para, dentro da legalidade, verificar quais avanços podem ser feitos à Portaria.
Sobre a revisão da Resolução 034, foi informado que uma comissão foi montada no Consup para realizar uma nova proposta. Segundo os pró-reitores de Pesquisa e de Extensão, Auzuir Ripardo e Zandra Dumaresq, que fazem parte da comissão, uma tabela de pontuação já foi elabora e agora eles estão trabalhando na redação da nova minuta de resolução. Ficou acertado que essa proposta será enviada para os campi, para discussões locais, para só depois ir para votação no Consup, provavelmente na reunião de maio.
Já sobre a questão a insalubridade e periculosidade, os representantes sindicais pediram revisões de alguns laudos e igualdade entre os campi. O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Ivam Holanda, informou que a comissão está passando por um processo de reestruturação e serão convocados dois engenheiros do trabalho. Tão logo esses servidores sejam nomeados, já darão início às visitas nos campi.
Outro ponto solicitado pelos representantes sindicais foi a regulamentação do auxílio transporte. O professor Virgílio recebeu cópia de uma portaria do Instituto Federal Baiano e ficou de, juntamente com a PROGEP, estudar a concessão do benefício, nos termos do Decreto 2.888.
Por fim, foram solicitadas mudanças no processo de remoção, a principal delas é que as vagas sejam lançadas juntamente com o edital. O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Ivam Holanda, explicou que o lançamento do edital antes foi proposto justamente para dar celeridade ao processo. Ele disse que isso poderia ser estudado, mas que sempre iriam haver vagas frutos de imprevisto que não poderiam sair todas no mesmo edital. Serão estudadas propostas para uma nova minuta de edital de remoção, mas o processo necessitaria passar pelo Consup.
Rebeca Casemiro - reitoria
Foto: divulgação