Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Reitoria promove evento sobre desafios das mulheres no trabalho
conteúdo

Notícias

Reitoria promove evento sobre desafios das mulheres no trabalho

Mês da Mulher no IFCE

Palestras foram transmitidas no YouTube e estão disponíveis na TV IFCE
última modificação: 30/03/2024 20h06
Exibir carrossel de imagens Fotos: Teresa Gomes e Amanda Coelho Honório

Fotos: Teresa Gomes e Amanda Coelho Honório

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) promoveu na manhã desta quarta-feira (27) a mesa-redonda intitulada "Março: luta internacional das mulheres e desafios no mundo do trabalho". O evento foi organizado conjuntamente pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público (SIASS) e Coordenadoria de Gênero e Diversidade Sexual, vinculada à Diretoria de Assuntos Estudantis.

Abrindo o evento, a professora e coordenadora de Gênero e Diversidade, Maria da Conceição Rodrigues, palestrou sobre "O contexto histórico da luta das mulheres" e instou os homens a respeitarem e acolherem as demandas das mulheres, não por ter parentes do sexo feminino como avós, mães, tias, esposas e filhas, mas "pelo simples fato de que toda pessoa merece respeito e acolhimento e isso ultrapassa a questão de gênero".

Em seguida, a pedagoga e atual pró-reitora de Extensão, Ana Cláudia Uchôa, abordou "Os desafios das mulheres no mercado de trabalho", compartilhando a história das mulheres da sua família como exemplo da complexidade que foi e ainda é o mundo do trabalho entre as gerações. "Ameniza demais a nossa carga quando as pessoas que moram contigo compartilham todas as tarefas necessárias ao funcionamento de uma casa e da vida em comum".

Para encerrar o evento, a professora e atual pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Joélia Carvalho, falou sobre as características e desafios do "Empreendedorismo Feminino", em que provocou a plateia a refletir sobre a necessidade feminina de empreender como forma de sobrevivência. "A enorme maioria de mulheres que empreendem o fazem como única forma de gerar ou complementar a renda familiar e alcançar alguma independência financeira. Poucas o fazem como primeira opção de carreira, ao contrário dos homens que normalmente podem planejar seus empreendimentos". 

As palestras foram transmitidas pela TVIFCE e podem ser conferidas na íntegra aqui.

Cláudia Monteiro - jornalista da reitoria do IFCE