Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Reitoria promove diálogo com representação estudantil

Reitoria promove diálogo com representação estudantil

Encontro passará a ocorrer com frequência na agenda do reitor com os discentes
última modificação: 11/12/2015 08h52
Estudantes e reitor Virgílio Araripe trataram sobre demandas para o IFCE

O reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Virgílio Araripe, recebeu representantes estudantis para uma reunião sobre as ações da gestão, especialmente nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além do atendimento da política de assistência estudantil na instituição. Também estiveram presentes à reunião, que ocorreu na Reitoria, a diretora de Assuntos Estudantis da instituição, Elenilce Gomes, e estudantes de vários campi. Os encontros, a partir de agora, deverão ocorrer, conforme agenda, a cada dois meses.

A reunião teve a participação de 11 alunos, sendo seis do campus de Fortaleza, e um dos respectivos campi: Crateús, Limoeiro, Juazeiro, Jaguaribe e Maracanaú. Todos se manifestaram com intensa participação.  O estudante Tibério Vieira, representante do Centro Acadêmico (CA) de Engenharia Civil do campus de Fortaleza, iniciou o diálogo colocando o debate sobre como evitar a evasão do aluno.

Maria Danielle Pinheiro, do CA de Turismo do campus de Fortaleza, avaliou a aproximação com o reitor de forma positiva. “A reunião foi bastante produtiva e de caráter primordial para o desenvolvimento dos cursos, pois estabeleceu-se a relação aluno e reitor. Além disso, os pontos abordados, embora provenientes de realidades distintas, foram, em sua maioria, pertinentes a todos”, destacou.

O reitor Virgilio Araripe confessou estar satisfeito com o diálogo direto com os estudantes. “Foi um encontro com ganhos para a instituição, porque saímos dele ainda mais compromissados com a qualidade do IFCE, inclusive uniformizando as informações institucionais”, disse. Ainda segundo o reitor, o momento foi importante para ambos os segmentos, gestão e alunos. “É uma relação construtiva institucionalmente, onde a própria gestão partilha com os estudantes o melhor caminho no cumprimento de um dos objetivos principais da instituição: oferecer educação de qualidade”, frisou.

Para a diretora de Assuntos Estudantis, o encontro confirmou o interesse dos alunos em contribuir para o desenvolvimento da instituição. “A primeira reunião evidenciou que os estudantes acompanham os gargalos relacionados ao ensino e poderão colaborar ainda mais”, ressaltou Elenilce. Na ocasião, o reitor respondeu aos assuntos abordados, assumindo o compromisso de analisar as demandas com as pró-reitorias de Ensino e de Gestão de Pessoas e com diretores dos campi, realizando outras reuniões com os estudantes bimestralmente.

Darlyson Déles – reitoria (estagiário)