Notícias
Reitoria planeja mais 20 incubadoras até 2017
A implantação de mais 20 incubadoras no Instituto Federal do Ceará (IFCE) é uma das metas de gestão para os próximos quatro anos, segundo o reitor da instituição, Virgílio Augusto Sales Araripe. Atualmente, o IFCE tem três incubadoras, sendo duas em funcionamento (nos campi de Fortaleza e Maracanaú) e uma em adequação (Limoeiro do Norte).
De acordo com o reitor, a idéia é que as unidades funcionem como “uma casa de empresas”, nos próprios laboratórios da instituição. “O que nós vamos fazer é otimizar essa estrutura”, explica. Assim, ele justifica que a instituição já tem preparo para receber esses empreendimentos.
Segundo Virgílio Araripe, a importância das incubadoras está em fazer uma ponte entre o setor produtivo e o corpo acadêmico. Assim, à medida que os pesquisadores têm essa ligação com o setor produtivo, colocarão suas descobertas no mercado. “Não podemos desperdiçar talentos, toda a energia tem de estar focada para a inovação”, reforça.
O objetivo das incubadoras é fortalecer o mercado de produtos obtidos a partir dos investimentos em pesquisas, em parceria com o setor produtivo, proporcionando a estudantes a possibilidade de concretizar projetos de inovação desenvolvidos no meio acadêmico. No IFCE, há diversos exemplos de produtos decorrentes dessa parceria, a citar o tablet inédito desenvolvido por professores do campus de Fortaleza para pessoas com deficiência visual.
Deborah Susane - reitoria