Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Reitoria e DCE se reúnem para dialogar sobre ensino remoto
conteúdo

Notícias

Reitoria e DCE se reúnem para dialogar sobre ensino remoto

COOPERAÇÃO

Durante o encontro, que ocorreu de forma virtual, vários pontos foram esclarecidos
última modificação: 02/09/2020 16h07
Encontro aconteceu de forma virtual nesta quarta (02)

Encontro aconteceu de forma virtual nesta quarta (02)

A equipe de gestão da Reitoria do IFCE se reuniu, mais uma vez, com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para dialogar sobre assuntos de interesse da comunidade estudantil. Os encontros com o DCE já fazem parte das atividades da gestão e buscam ampliar o diálogo, estreitar as relações e buscar soluções para desafios enfrentados pelos discentes do IFCE.

Durante a reunião, que foi conduzida pelo reitor do IFCE, Virgílio Araripe, foram debatidos temas importantes sobre o ensino remoto, pagamento de auxílios estudantis e bolsas de pesquisa. De acordo com o professor Virgílio, esses momentos de diálogo são de extrema importância para a gestão, pois o sentimento da representação estudantil contribui para ajustes nas tomadas de decisões. “Desde 2014 buscamos a manutenção do diálogo com os estudantes para apresentar as ações e ouvir as demandas”, comentou.

A presidente do DCE do IFCE, Luana Ângelo, também destacou a importância das reuniões, pois elas ajudam os estudantes a aprender mais sobre o funcionamento de uma instituição tão complexa como o IFCE. “A gente entende a importância desse espaço, que serve de renovação e formação e nos orgulhamos de fazer parte dessa instituição e ajudar a construir e fortalecer o movimento estudantil no IFCE em todos os campi”, frisou.

Sobre os pontos da pauta, os estudantes solicitaram o reforço junto aos professores do atendimento das diretrizes propostas pela Pró-reitoria de Ensino, especialmente no que diz respeito a gravação de aulas e desenvolvimento de atividades assíncronas para garantia de presença, além de elaboração de um questionário de avaliação para aprimoramento das atividades remotas. “No início o DCE foi contra o ensino remoto, sabemos que ele ainda não é o ideal, mas não temos outra solução para este momento tão desafiador. Reconhecemos o esforço da instituição para que ele aconteça, com aquisição de chips e tablets, mas precisamos avaliar e buscar melhorar para que ele ocorra de forma a trazer o menor prejuízo possível aos estudantes”, avaliou Luana Ângelo.

O pró-reitor de Ensino, Reuber Saraiva, destacou a necessidade da adoção do ensino remoto, mesmo não sendo o modelo ideal, mas o possível neste momento de pandemia e isolamento social e agradeceu a contribuição do DCE no feedback sobre as atividades. Uma nova reunião foi agendada para que os estudantes apresentem detalhes de pontos a serem melhorados, para que a PROEN faça novo contato com as direções de Ensino nos campi e dialoguem sobre diretrizes do ensino remoto.

Já sobre parecer da Procuradoria Federal em relação ao não pagamento de auxílios estudantis a alunos que não estão no ensino remoto, foi esclarecida a questão da legislação, e a Diretora de Assuntos Estudantis, Caroline Cabral, explicou que as situações que são alheias a vontade e possibilidades dos estudantes para não adesão as aulas remotas serão analisadas antes da suspensão de qualquer auxílio.

Também participaram da reunião pró-reitores, diretores sistêmicos e estudantes da gestão colegiada do Diretório Central dos Estudantes do IFCE.

 

Rebeca Casemiro - Comunicação Social/Reitoria