Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Reitores viabilizam intercâmbio nos EUA
conteúdo

Notícias

Reitores viabilizam intercâmbio nos EUA

última modificação: 12/01/2016 17h25

O reitor do Instituto Federal do Ceará, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, visitou, durante duas semanas, 20 universidades, institutos de pesquisa e colleges dos Estados Unidos. Ele fez parte de missão organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o objetivo de negociar vagas para alunos brasileiros em programas de intercâmbio com instituições de ensino norte-americanas no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras.

Cláudio Ricardo integrou a equipe que visitou instituições da costa leste norte-americana. A comitiva visitou centros de excelência nos estados de Virgínia, Pensilvânia, Nova Iorque, Nova Jersey, Carolina do Norte e Maryland, fechando o roteiro com uma reunião final de avaliação em Washington, onde se juntaram os outros dois grupos que integraram a comitiva.

Segundo o reitor, várias ações que podem facilitar o envio de estudantes brasileiros para complementar a formação nos Estados Unidos foram discutidas. Alguns desses temas foram a redução de taxas, a instalação dos estudantes em residências universitárias ou alojamentos, a participação em estágios e programas de bolsas e os níveis de exigência de conhecimento da língua inglesa.

“A idéia é mandar bem mais alunos brasileiros para lá a partir deste ano e do ano que vem”, explica. Segundo ele, a Capes contratou uma instituição para conduzir a negociação com as universidades. Outra ação importante foi o estabelecimento de diálogos direto com as próprias instituições norte-americanas, o que pode facilitar o ingresso de pesquisadores em cursos de doutorado e pós-doutorado.

Ícaro Joathan - reitoria