Notícias
Reconhecimento marca homenagem a 18 ex-reitores
Ao som do piano, cello e clarinete do Trio de Câmara do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a segunda tarde de atividades da 45ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (REDITEC 2021) já dava sinais das emoções que viriam nesta quarta-feira, 1º, com as homenagens a 18 ex-reitores que integram a história da Rede Federal. A execução de uma das grandes obras do alemão Mendelssohn e a posterior transmissão da canção Reaprender — especialmente criada para o evento, a partir de uma ação de engajamento feita pelo IFB nas redes sociais, introduziram os discursos de gratidão ao reconhecimento pelo compromisso com a educação.
Anualmente, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnológica (Conif) concede a medalha de mérito Presidente Luiz Inácio Lula da Silva àqueles que se destacaram na prestação de serviços à Rede. A prática acontece desde 2010 e, nesta edição, foi comandada pela Mesa que teve a presença da presidente do Conif, Sônia Regina de Souza Fernandes; da reitora do IFB, Luciana Massukado; do vice-presidente de Relações Parlamentares, Cláudio Alex Jorge da Rocha; do vice-presidente de Assuntos Administrativos, Elias Monteiro; e do vice-presidente de Relações Institucionais, Jefferson Manhães de Azevedo.
"Todo esse caminho trilhado por vocês faz com o que o nosso, hoje, seja um pouco mais suave, apesar das adversidades. Mas se nós hoje estamos aqui, fortalecidos e fortalecidas, é porque teve alguém que veio antes. E esses alguéns são vocês, reitoras, vocês, reitores", direcionou a anfitriã da edição, Luciana Massukado, aos homenageados. "Este é o momento de reconhecer todo o trabalho que vocês fizeram para a nossa Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica", completou a reitora, destacando ainda a dedicação, o carinho e a afetividade dos dirigentes.
Homenageados
Confira a relação completa dos homenageados desta edição: