Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Qualidade de ensino é tema do 2º dia do fórum

Qualidade de ensino é tema do 2º dia do fórum

última modificação: 27/01/2016 17h43

“Como desenvolver um ensino de qualidade?”. Essa foi a questão que norteou a tarde do segundo dia do V Fórum Institucional de Ensino do Instituto Federal do Ceará (IFCE), nesta quinta-feira, 17, no campus avançado de Guaramiranga. A pergunta também foi o tema da palestra do professor Celso Vasconcellos, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de vários livros na área.

A palestra foi prestigiada por diretores-gerais, chefes de departamentos de Ensino, coordenadores técnico-pedagógicos e coordenadores de curso do IFCE. No encontro, o professor abordou temas importantes para elevar a qualidade de ensino, como a relação professor aluno, os processos de avaliação, a necessidade de haver docentes motivados e a importância de um processo pedagógico aberto e participativo.

“Todos nós, enquanto educadores, temos de estimular os nossos alunos, respeitá-los e incentivá-los. O processo de ensino e aprendizagem é, sobretudo, uma relação de amor e respeito”, afirmou Vasconcellos. O pesquisador lembrou ainda que é preciso buscar novas práticas pedagógicas para superar métodos antigos baseados na punição.

Na manhã desta quinta-feira, o pró-reitor de Ensino do IFCE, Reuber Saraiva de Santiago, abordou as ações da unidade desenvolvidas ao longo de 2015, com foco no acesso, na permanência e no exito dos discentes. Também foram abordados o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), as ações de educação a distância do IFCE  e o processo de atualização das páginas dos cursos no portal do Instituto.

O evento prossegue até 12h desta sexta-feira, 18, abordando o tema “Os indicadores de qualidade do ensino do IFCE, alinhados às metas do PNE (Plano Nacional de Educação)”. No último dia  serão discutidos temas como o plano estratégico institucional para a permanência e o exito estudantil, além da resolução de carga horária docente. Também deverá ser construída e apresentada a “Carta de Guaramiranga”, documento com diretrizes para a educação desejável no âmbito institucional.

Imagem: Celso Vasconcellos proferiu palestra bastante aplaudida (foto: Kamilla Karen)

Ícaro Joathan - enviado a Guaramiranga