Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Projeto desenvolverá atuação de jovens na educação ambiental
conteúdo

Notícias

Projeto desenvolverá atuação de jovens na educação ambiental

Instituto Federal é parceiro do Governo do Estado na ação
última modificação: 18/03/2021 13h15

Cumprindo as propostas da Agenda 21 do Instituto Federal do Ceará (IFCE), que estabelece compromissos efetivos de sustentabilidade mediante a adoção de políticas de responsabilidade social e ambiental, está em fase final de formalização uma parceria com o Governo do Estado do Ceará para a capacitação de cerca de 10 mil jovens cearenses, cujo processo de seleção de estudantes já foi iniciado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Trata-se do projeto Agente Jovem Ambiental (AJA), o qual prevê a participação de pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, com o intuito de promover a inserção dos jovens em um universo de transformação social, a partir da capacitação e da inclusão em ações sustentáveis que serão direcionadas às suas localidades. O projeto concederá, ainda, auxílio financeiro, durante doze meses, para os participantes.

O IFCE, parceiro do AJA, promoverá a certificação dos alunos em Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), cuja capacitação se dará, incialmente, três módulos, quais sejam Meio Ambiente, Educação Ambiental e Sistema Estadual de Meio Ambiente, todos na modalidade de ensino a distância, por meio da plataforma da Escola de Gestão Pública do Ceará (EGP), com previsão de atuação de docentes e pesquisadores do instituto.

Dentro do bloco de ações que integralizam a agenda institucional do IFCE, o reitor Wally Menezes afirma: “Nosso compromisso com a sustentabilidade envolve atender às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as futuras gerações também satisfazerem suas necessidades. Desenvolvimento calcado no equilíbrio econômico, na justiça social, meio ambiente respeitado sustentado e diversidade étnico-cultural".

O PROJETO

Durante a participação dos estudantes no AJA, além da capacitação em educação ambiental, os jovens terão uma carga horária semanal reservada para a atuação na promoção de ações socioambientais, desenvolveram habilidades e competências junto a suas comunidades, focadas na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente das localidades em que estão inseridos.

A pró-reitora de Extensão (Proext) do IFCE, Ana Cláudia Uchoa, fala da importância do projeto: “É uma ação vanguardista, que traz, ao mesmo tempo, tanto uma conscientização para os jovens no que diz respeito ao debate, quanto efetivamente à prática ambiental, fazendo que se sintam sujeitos ativos do meio ambiente e não sujeitos isolados. É um projeto vigoroso e que traz uma ressonância muito positiva à juventude e ao Estado”.

Deborah Sampaio - Reitoria