Notícias
Professor do IFCE representa Brasil em evento na Alemanha
O professor Pedro Pedrosa Rebouças Filho, coordenador do Laboratório de Processamento de Imagens, Sinais e Computação Aplicada (LAPISCO), foi convidado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para representar o Brasil em um evento em Munique, na Alemanha.
Pedro Rebouças será palestrante no Simpósio Brasil-Alemanha de Fronteiras da Ciência e Tecnologia (BRAGFOST 2019), evento internacional que já está em sua décima edição. O BRAGFOST é uma iniciativa conjunta da Capes e da Fundação Alexander von Humboldt e tem o objetivo de reunir jovens pesquisadores, brasileiros e alemães, que tenham carreiras proeminentes em diversas áreas da ciência e tecnologia, para o intercâmbio de ideias e trabalhos técnicos visando à criação de novos projetos de cooperação binacional.
A participação no evento é apenas por convite. Em 2019, foram convidadas 60 pessoas, 30 de cada país. Segundo o professor do IFCE, o convite foi feito pela Capes; ele será palestrante na área de inteligência artificial. O docente destacou a importância de participar de um evento desse tipo, junto a jovens pesquisadores promissores de cada país e visando estabelecer parcerias para projetos futuros entre esses jovens pesquisadores.
O BRAGFOST é um simpósio binacional que ocorre alternadamente na Alemanha e no Brasil, para discutir novas fronteiras de investigação, aprofundar os conhecimentos internacionais e debater de maneira interdisciplinar desafios do conhecimento. Este ano, o evento debaterá quatro temas: economia circular, engenharia de resiliência, inteligência artificial e engenharia genética de sistemas vivos.