Você está aqui: Página Inicial > Noticias > IFCE realiza banca de mestrado 100% on-line
conteúdo

Notícias

IFCE realiza banca de mestrado 100% on-line

ISOLAMENTO SOCIAL

IFCE adotou o método integralmente remoto para defesa pelo PGTGA
última modificação: 03/04/2020 12h30

Abrir conta bancária, realizar compras de equipamentos, conversar com amigos distantes, solicitar um carro com motorista... tudo isso pode ser feito por meio de recursos on-line. A educação também tem se adequado com metodologias de ensino a distância cada vez mais usuais. Inclusive as defesas de programas de pós-graduação, como a que houve ontem (02/04), pelo Instituto federal do Ceará (IFCE).

Foi a primeira defesa de dissertação de mestrado defendida de forma integralmente remota no IFCE, realizada pelo programa de pós-graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental (PGTGA), cuja aluna Mayara da Silva Lima obteve aprovação da banca. Segundo a coordenadora do PGTGA, Waleska Martins Eloi, a realização on-line foi um processo natural, já que a tecnologia tem sempre ajudado nesses momentos - especialmente durante os dias de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

“A adoção de plataformas on-line para a participação de membros externos nas bancas de defesa já eram uma realidade. Nesse momento de pandemia, houve a recomendação da Capes de serem todas realizadas de forma totalmente remota para evitar aglomerações. Assim, os membros da banca decidiram não adiar essa defesa. Então, dois dias antes testamos a plataforma juntos e deu tudo certo”, diz Eloi.

A banca utilizou a Conferência Web, que permite até cinco interlocutores incluindo o discente. Segundo a coordenadora do PGTGA, a plataforma exige que o participante seja membro da rede federal de ensino para a transmitir o evento e dispõe ainda o link de acesso quem deseja assistir on-line. “Digamos que a plataforma simula uma banca presencial, pois é aberta à participação de interessados em participar como ouvinte da defesa”, completa.

Pós on-line

Defesa foi a primeira realizada de forma integralmente remota pelo IFCE

“Vejo como algo natural a adoção dessas medidas. Para tanto, são necessários alguns cuidados, como testar antes a plataforma a ser utilizada, por conta do sistema, para verificar e remediar possíveis problemas, adequando para o uso na data e hora marcadas. Fizemos isso e deu tudo certo. No dia, ficamos disponíveis um pouco antes ainda para nos precavermos de qualquer intercorrência", complementou a coordenadora.

Novas utilizações

Nos próximos dois meses, seguindo a recomendação da Capes, outras bancas de qualificação e de defesa poderão continuar sendo realizadas remotamente pelo IFCE. Ficará a critério do orientador, juntamente com o discente e os membros da comissão avaliadora a escolha. Caso contrário, poderão ser adiadas para melhor análise do processo, sempre respeitando o momento atual de saúde que o mundo está inserido.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, Wally Menezes, reforçou a informação. "Orientamos que todas as defesas já agendadas, e em comum acordo com o colegiado dos cursos de Pós-graduação, pudessem ser realizadas remotamente utilizando plataformas digitais de comunicação. Assim, o estudante que defende o trabalho, a banca de avaliação, orientador, coordenação do curso, e público externo podem acessar o link e interagir remotamente. Para o IFCE, e para o sistema de Pós-graduação isso é uma marco - pois todo o processo, desde a defesa até as formalizações documentais (atas, assinaturas e comprovações diversas) foram executadas totalmente remotamente, garantindo ainda que todas as exigências da CAPES fossem atendidas. Parabéns a todos do PGTGA por este importante marco para a pós-graduação do IFCE".

As defesas podem ser conferidas no site do PGTGA clicando aqui.

Deborah Sampaio e Dowglas Lima - Reitoria