Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Presidente da FINEP visita o IFCE
conteúdo

Notícias

Presidente da FINEP visita o IFCE

Na oportunidade, reitor Wally Menezes apresentou projetos institucionais importantes
última modificação: 28/11/2023 16h18
  • "> 4A0A6498.JPG

O Instituto Federal do Ceará recebeu, nesta terça-feira (28), a visita do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Celso Pansera. Na oportunidade, o reitor Wally Menezes apresentou dois importantes projetos que podem, por meio de projetos celebrados entre as duas instituições, receber financiamento da Finep para sua execução.

O primeiro projeto apresentado diz respeito à criação do Centro de Referência em Hidrogênio Verde e Energias Renováveis, a ser instalado no Pecém. O objetivo é ter, no Ceará, um centro de referência baseado em modelo 100% sustentável, onde seja possível realizar experimentos, com um modelo de comunidades baseado no hidrogênio verde de baixo carbono. "A ideia é termos um vale do hidrogênio verde e de outras energias renováveis, um programa que seria coordenado pelo IFCE em parceria com diversas empresas e instituições do setor de energia e tecnologias", explicou o reitor do IFCE, professor Wally Menezes.

Além disso, também foi apresentado ao presidente da FINEP o projeto dos "carros voadores", uma aeronave no modelo eVTOL, em fase de desenvolvimento, com aplicações em áreas diversas, como segurança pública, saúde, logística e agronegócio. Conforme explicou o reitor, o IFCE é parceiro do projeto no desenvolvimento de aplicações e tecnologias embarcadas a serem usadas nos equipamentos.

Além do reitor do IFCE, Wally Menezes, e do presidente da FINEP, Celso Pansera, estiveram presentes na reunião o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda; a secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Sandra Monteiro, o pró-reitor de Administração e Planejamento do IFCE, Reuber Saraiva, e representantes da empresa Vertical Connect, que desenvolve as aeronaves.

Rebeca Casemiro - DCS/Reitoria