Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Polo de Inovação IFCE pesquisa sobre impressora 3D de estruturas em concreto
conteúdo

Notícias

Polo de Inovação IFCE pesquisa sobre impressora 3D de estruturas em concreto

INOVAÇÃO

Professor Glendo de Freitas Guimarães coordena o projeto que reúne diversos cursos
última modificação: 07/06/2023 08h19

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará encerrou no dia 25 de maio a primeira parte de um projeto de pesquisa de impressora 3D de estruturas de concreto. O estudo foi efetuado por meio do Polo de Inovação IFCE para a empresa Aironnet Systems, do empresário André Pinheiro e reuniu diversos professores e estudantes vinculados aos departamentos de Indústria, Física e Matemática, Construção Civil e Telemática do IFCE, coordenados pelo docente Glendo de Freitas Guimarães.

Segundo o diretor geral do Polo, Tarique Cavalcante, o projeto desafiador já teve validação e prova de conceito e representa que o Instituto está em sintonia com as grandes pesquisas e inovações da atualidade. Os recursos para execução do projeto foram oriundos da própria empresa e também da Embrapii, do Sebrae-CE e do IFCE.

Glendo explica que "neste primeiro momento foram validados os módulos do protótipo e feitas impressões de estruturas em concreto. Ficamos muito contentes com os resultados e agora vamos para a Fase 2 em que o objetivo é aprimorar o processo. É um projeto bem robusto, com diversos desafios mas que possibilita diversas oportunidades".

O foco da empresa é a impressão de casas populares de forma mais rápida do que as tecnologias atuais. "O projeto possibilita a construção estrutural básica de uma casa de pequeno tamanho, além da impressão de peças para algumas aplicações". Com a redução de tempo, consequentemente virá a redução de custos, o que é ideal para ajudar os governos a reduzirem o "déficit habitacional". Na nova etapa, a empresa está preparando um local para possibilitar o feito, visto que é preciso um espaço adequado para "produzir projetos mais robustos", conclui.

Cláudia Monteiro - jornalista da Reitoria