Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Podcast destaca pesquisa que ganhou patente
conteúdo

Notícias

Podcast destaca pesquisa que ganhou patente

IFCE No Ar

Acompanhe o podcast no Spotify, Deezer e Google Podcast
última modificação: 02/05/2024 01h27
Arte: Lídia Farias

Arte: Lídia Farias

Hoje é dia do 11º episódio do quadro Inovar do podcast  IFCE No Ar, que traz uma reportagem do jornalista Saulo Rego sobre a pesquisa "REATOR FOTOCATALÍTICO DE MÚLTIPLAS REAÇÕES SIMULTÂNEAS", desenvolvida por Antônio Mateus Pires, egresso do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do campus de Maracanaú, sob orientação do professor Bruno César, coordenador do ⁠Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis do IFCE⁠ e do ⁠Laboratório de Tecnologia em Processos Ambientais⁠.

A matéria mostra detalhes da pesquisa e por que ela rendeu a quarta patente de invenção para o Instituto Federal do Ceará (IFCE). A patente é um documento expedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Atualmente, o IFCE possui mais de 280 propriedades intelectuais registradas ou depositadas, que podem ser consultadas na página do Polo de Inovação do IFCE.

Na última quarta-feira, 21, o 10º episódio do Inovar contou a história da chegada do Ecomapps no Complexo Ambiental Mirante do Caldas, no Cariri cearense. O aplicativo de mapeamento ambiental e georreferenciamento foi criado por professores e estudantes do campus de Crato do Instituto Federal do Ceará.

No dia 19 de fevereiro foi postado o segundo episódio do quadro Pega a Visão, do professor do campus Maracanaú, Venicio Soares de Oliveira, ensinando como adaptar sua casa para arejá-la. Suas dicas para garantir uma ventilação e resfriamento para o conforto técnico são especialmente úteis em tempos de aquecimento climático.

Os demais episódios do IFCE no Ar estão disponíveis nas plataformas de áudio SpotifyDeezer e Google Podcasts. Toda semana são publicados novos episódios. Criado em 2013 como programa de rádio, o IFCE no Ar reestreou em 16 de março de 2023 como podcast. É realizado pelos comunicadores do Instituto, com produção da jornalista Cláudia Monteiro, edição final dos técnicos em audiovisual Eugênio Pacelli e Filiphe Sá e arte da programadora visual Lídia Farias.