Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Podcast apresenta o futuro curso de Mecatrônica do Pecém

Podcast apresenta o futuro curso de Mecatrônica do Pecém

IFCE No Ar

Episódios novos toda semana. Acompanhe no Spotify e no Deezer
última modificação: 25/07/2024 10h19

O episódio desta sexta-feira (26) do podcast  IFCE no Ar é a apresentação do curso superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial do campus do Pecém, cujo primeiro processo seletivo está previsto para ser lançado neste segundo semestre de 2024. Saiba mais detalhes na reportagem do jornalista Luís Carlos de Freitas, com edição de Mateus Pereira e Eugênio Pacelli.

Na última quarta-feira (24), véspera do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, foi publicado o quinto episódio do quadro Pega a Visão: Como evitar uma linguagem racista, produzido pela professora Tatiana Santos da Paz, atual coordenadora de Diversidade Étnico-Racial, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão. Ao contextualizar o conceito de racismo estrutural, a docente explica como as linguagens (oral, escrita ou audiovisual) reforçam preconceitos e ensina a evitar termos racistas e substituí-los, lembrando que o crime de injúria racial se dá através de ofensas contra os não brancos, especialmente povos negros e indígenas.

Na última segunda-feira (22), o Diálogo #40 marcou a retomada do podcast, após o intervalo da greve. Na entrevista, gravada no dia 12 de julho de 2024, a jornalista Rebeca Casemiro entrevistou o reitor Wally Menezes sobre a nova expansão e consolidação do IFCE. O gestor esclareceu o processo de planejamento e instalação dos novos campi, falou do processo de escolha dos novos cursos e da realização de concursos, incentivando os concurseiros a intensificarem seus estudos, fez importantes anúncios para as 33 unidades em funcionamento e convidou os docentes e técnicos administrativos a participar do Encontro dos Servidores.

Criado em 2013 como programa de rádio, o IFCE no Ar reestreou em 16 de março de 2023 como podcast. É realizado pelos comunicadores do Instituto, com produção da jornalista Cláudia Monteiro, edição final dos técnicos em audiovisual Eugênio Pacelli e Filiphe Sá e arte da programadora visual Lídia Farias. Os demais episódios estão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify e Deezer. As entrevistas também estão disponíveis no Youtube, no canal TV IFCE.

Cláudia Monteiro, jornalista da reitoria