Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Pesquisas do IFCE são aprovadas pelo CNPq
conteúdo

Notícias

Pesquisas do IFCE são aprovadas pelo CNPq

Sete pesquisadores do Instituto são contemplados em edital universal
última modificação: 12/01/2016 16h33

Sete docentes do Instituto Federal do Ceará (IFCE) aprovaram pesquisas na Chamada Universal 2014, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O edital apoia financeiramente projetos que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a inovação no País, em qualquer área do conhecimento.

Foram aprovadas sete pesquisas do IFCE nas áreas de Zootecnia, Física e Astronomia, Agronomia, Oceanografia e Ciências Ambientais e da Computação. Os projetos terão o valor máximo de financiamento de R$ 30 mil e deverão ser executados no prazo máximo de 36 meses.

Um dos aprovados foi o professor Pedro Henrique Augusto Medeiros, atualmente lotado no campus de Maracanaú. Atualmente, ele desenvolve o projeto intitulado "Gestão de pequenos açudes no semiárido", que objetiva o desenvolvimento de métodos, baseados em técnicas de sensoriamento remoto, para a gestão de pequenos açudes no semiárido brasileiro. 

Segundo o docente, a pesquisa trará benefícios aos alunos do IFCE. “Os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária do campus de Maracanaú e o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental do campus Fortaleza, onde atuo, devem ser diretamente beneficiados, não apenas pelo aporte financeiro, como também pela maior visibilidade das pesquisas desenvolvidas” afirma.

Além de Pedro Henrique, tiveram projetos aprovados os professores Rodrigo Gregório da Silva (campus de Limoeiro do Norte); Marcos Erick Rodrigues da Silva e Auzuir Ripardo de Alexandria (reitoria); Wilami Teixeira da Cruz (campus de Juazeiro do Norte); Rafaela Camargo Maia (campus de Acaraú); e Cley Anderson Silva de Freitas (campus de Tianguá).

Lyndissei Lourenço (estagiária) - reitoria