Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Pesquisadora de Itapipoca é premiada
conteúdo

Notícias

Pesquisadora de Itapipoca é premiada

Concurso internacional destacou pesquisa de docente do campus
última modificação: 26/01/2021 14h55

Ao longo do ano passado, diversos méritos de pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) foram destaques no Brasil e no mundo. Exemplo disso foi o resultado do IX Concurso Anual Sudamericano para Jóvenes: Derechos campesinos y dinámicas territoriales em tiempos del COVID-19, que premiou a docente do campus de Itapipoca Tatiane Vieira Barros com pesquisa desenvolvida juntamente com pesquisadoras das universidades federais Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Vale do São Francisco (Univasf).

O trabalho “Mobilidade urbano-rural como entrave no acesso às políticas públicas em tempos pandêmicos: o drama das mulheres rurais do Nordeste brasileiro” foi reconhecido como primeiro lugar, entre as 23 pesquisas submetidas à edição de 2020 da premiação, organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural da América do Sul (IPDRS), com o intuito de contribuir para melhorar as condições teóricas, políticas e técnicas do desenvolvimento rural sul-americano.

Segundo a docente, também vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do campus (Neabi), foram mostradas “as dificuldades da mobilidade urbano-rural enfrentadas por mulheres de populações tradicionais e comunidades de agricultura familiar da zona rural do Nordeste brasileiro para acessar políticas sociais e o auxílio emergencial”. Nesse sentido, abordaram questões raciais, de desigualdade de gênero e relacionadas ao tempo, custo e deslocamento dessas mulheres.

Tatiane reforça a importância do prêmio para o ambiente de ensino do campus: “mostra a necessidade de incentivar a pesquisa em humanidades dentro IFCE, pois, com a pesquisa, é possível promover inovação, conhecimento e debate científico visando o fortalecimento da formação cidadã e intelectual à luz da realidade social”. Ela ressalta ainda que um reconhecimento desse nível, em um ano marcado pelas dificuldades da pandemia, demonstra a atividade de excelência que se desenvolve pelos que fazem a instituição. 

Deborah Sampaio - Reitoria