Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Perfil do novo gestor é destacado por autoridades

Perfil do novo gestor é destacado por autoridades

Solenidade foi prestigiada por vários segmentos da sociedade cearense
última modificação: 25/02/2016 15h38

A solenidade de transmissão de cargo do novo reitor do IFCE, Virgílio Augusto Sales Araripe, realizada na noite de sexta-feira, 5, no Theatro Jose de Alencar, atraiu diversas autoridades federais, estaduais e municipais, além de alunos e servidores da instituição, inclusive muitos aposentados. Ao cumprimentar o novo dirigente, todos exaltaram a personalidade do gestor e a importância do Instituto Federal para o estado do Ceará.

Um dos presentes foi o senador Inácio Arruda, ex-aluno do curso técnico em Eletrotécnica da antiga Escola Técnica Federal, uma das instituições que antecederam o IFCE. Ele destacou a formação do novo reitor. “O Virgílio foi um aluno mais do que exemplar da instituição, do curso de Edificações, onde ele se formou. Depois, transformou-se em professor – tem 30 anos dedicados à esta instituição.A escola tem um dirigente preparado e dedicado, que vai contar com o nosso apoio para conduzir a sua empreitada adiante”, exaltou.

Para o deputado federal Chico Lopes, a chegada de Virgílio constitui-se numa renovação de ideias. “Em seu discurso, ele chamou atenção para a valorização do professor, de sua reciclagem. Sabemos que um dos grandes problemas do ensino hoje não é só a sua universalização, mas sim a qualidade. Como professor, me dá uma tranquilidade vê-lo dizer que ‘o professor de ontem não pode ser o mesmo de hoje’. O reitor tem uma visão de transformação da sociedade por meio da educação”, parabenizou.

Virgílio Araripe recebeu o cargo de seu antecessor, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, que afirmou sair com a “sensação de dever cumprido”. “Ao longo dos últimos oito anos, trabalhamos intensamente, e os resultados obtidos nos animam. Ao passar o cargo para o Virgílio, tenho a certeza de que a instituição está em boas mãos”. Agora secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o ex-reitor afirma que quer trabalhar com o apoio das universidades, e “o IFCE será parceiro prioritário”.

Também estiveram presentes à solenidade, entre outras autoridades, o senador federal José Pimentel; os reitores Cláudia Sansil, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); Francisco Roberto Brandão Ferreira, do IF do Maranhão (IFMA); e Francisco das Chagas Santana, do Piauí (IFPI), acompanhado do reitor eleito Paulo Henrique Gomes; Jesualdo Farias, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e José Jackson Coelho Sampaio, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, representou o governador do Estado, Cid Gomes.

Reitores dão boas-vindas a Virgílio Araripe
Reitor recebe cargo e anuncia compromissos

Ícaro Joathan - reitoria