Notícias
Pecém realiza solenidade de certificação de curso FIC
O campus avançado do Pecém realizou, nesta quinta-feira (06), solenidade de certificação do curso de Formação Inicial e Continuada em Operador de Termelétrica. O curso, de 400 horas de duração, foi resultado de uma parceria do IFCE com as empresas EDP e ENEVA e contou com o apoio da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP).
De acordo com o diretor-geral do campus, professor Marcel Ribeiro, o curso teve o objetivo de capacitar profissionais para atuarem no setor de geração de energia elétrica. Foram mais de 200 inscritos para 30 vagas oferecidas. De uma turma de 30 alunos, 25 concluíram o curso com sucesso. Deste total, 11 já estão contratados pelas empresas.
“Esse foi um grande diferencial do curso, foi feito em parceria com as empresas, teve foco total nas tendências do mercado. Os alunos tiveram palestras e visitas técnicas nas empresas, então eles saíram, de verdade, capacitados para atender a demanda existente. Por isso essa absorção tão alta: foi a junção da necessidade de profissionais com a qualidade do curso ofertado, que foi reconhecido pelas empresas da região”, frisou.
O diretor de Operações da Eneva, uma das empresas que contratou cinco destes concludentes, Sérgio Campodarve, enfatizou que esse cursos ministrados em parceria eram um diferencial. “Eles proporcionam uma formação mais adequada, além de uma troca de conhecimentos entre os professores do IFCE, os estudantes e os profissionais das empresas”, comentou.
Para a pró-reitora de Extensão do IFCE, Zandra Dumaresq, essa parceria entre o instituto e as empresas é de extrema importância e deve ser ainda mais estimulada. “Pois além de nos permitir conhecer o perfil do profissional que vai atender às demandas, amplia as oportunidades de estágios e futuras contratações para os nossos alunos”, enfatizou.
Elanne Santos é uma das concludentes do curso e mostrou-se muito feliz com a capacitação. Ela, que já havia concluído o curso técnico em Eletromecânica no campus, destacou a qualidade da capacitação recebida no IFCE. “Os alunos se sentem confiantes para o mercado, devido ter essa aproximação entre o Instituto e as empresas. A empresa sabe que os alunos do IFCE vão sair aptos para atuar no mercado de trabalho”, declarou.
Atualmente, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém possui seis plantas de geração termelétrica em funcionamento, fornecendo cerca de 20% da energia consumida na região Nordeste do Brasil. Só em 2019, o campus do Pecém ofereceu 15 cursos de FIC, com 251 concludentes, todos voltados a atender às demandas da região.
Rebeca Casemiro - Reitoria