Notícias
Parceria permitirá produção de mais de sete mil máscaras
COVID-19
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) produzirá mais de sete mil máscaras de uso individual do modelo face shield, as quais isolam olhos, nariz e boca do contato com gotículas de saliva a partir de uma placa de material transparente disposta na frente do rosto dos usuários, sendo um item adicional às máscaras tradicionais comumente utilizadas por profissionais de saúde.
A iniciativa faz parte de uma parceria entre a instituição e a organização não governamental Instituto Brasil Solidário (IBS), que, junto com o Instituto C&A e a Rede Asta, já encaminhou ao IFCE a quantidade de 20 bobinas de acetato, material utilizado na confecção das máscaras face shield, para contribuir com as equipes de saúde à frente dos trabalhos no enfrentamento ao novo coronavírus no Ceará.
Quando produzidos, esses equipamentos serão distribuídos para unidades de saúde de diversas regiões do Estado, como realizado anteriormente com cerca de 20 mil máscaras do mesmo modelo confeccionadas pelo IFCE ao longo do período da pandemia da Covid-19.
Professores, técnicos administrativos, estudantes e instituições colaboradoras – mais especificamente formadas por ex-alunos do IFCE – já estão trabalhando na produção das face shiels com o corte do acetato e demais processos de confecção das máscaras. Voluntários da IBS também participam do processo de confecção dos equipamentos. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) da instituição, José Wally Mendonça Meneses, acompanha as ações.
“A entrega desses equipamentos é o resultado da união de forças em torno de um bem maior: o apoio às equipes de saúde que trabalham firme e corajosamente no combate à Covid-19. A capilaridade do IFCE e a atuação relevante do IBS atendem a essa demanda com o compromisso de auxiliar na pandemia de forma bastante objetiva”, diz o pró-reitor Wally.
O coordenador da Incubadora de Empresas do IFCE Fortaleza, Ernani Leite, também participa ativamente dessa parceria. "IFCE e IBS tem um ponto em comum - ambos têm a educação permeando suas missões. Como docente do IFCE, estou muito feliz com a parceria para produção dos protetores faciais. Ambas as instituições estão de parabéns e espero que novas parcerias possam surgir de modo a contribuir de forma significativa para o cenário educacional do nosso Estado", destacou.
O diretor-presidente do IBS, Luis Salvatore, fala da importância da união de duas instituições focadas na educação: “Enquanto o IFCE tem como foco produzir, disseminar e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos na formação do cidadão, o IBS tem foco na modernização do ensino, no desenvolvimento sustentável entre comunidade, escola e poder público, buscando transformar os discentes como agentes de transformação local”.
Dowglas Lima e Deborah Sampaio - Reitoria