Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Painéis discutem educação inclusiva e no campo
conteúdo

Notícias

Painéis discutem educação inclusiva e no campo

Temas foram trabalhados de acordo com o panorama da rede federal
última modificação: 16/12/2015 11h29

A tarde do segundo dia da XXXIX Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) foi marcada por dois painéis que debateram a educação no campo e a educação inclusiva. Ambas as programações foram marcadas por uma participação efetiva do público.

O painel intitulado “Expansão da rede: o papel dos IFs na educação do campo" foi conduzido pelo professor Marcelo Bregagnoli, reitor do IF Sul de Minas e teve como painelistas Rita Gomes do Nascimento, diretora de Políticas de Educação do Campo, Indígenas e para Relações Étnico Raciais da Secretaria de Educação, Continuada, Alfabetização, Diversidade e inclusão do Ministério da Educação;; Araci Magalhães, coordenadora do Fórum de Educação do Campo da Rede Federal; Maria Bouzado, do Ministério do Desenvolvimento Agrário; e ainda o professor José Monteiro Sobral, reitor do IF Catarinense.

A professora Araci Magalhães, uma das painelistas do evento, destacou que das 254 estratégias relacionadas no Plano Nacional de Educação  (PNE),  17 tratam da educação no campo. Já o painel intitulado “A universalização do acesso à educação inclusiva: o atendimento especializado na Rede profissional e tecnológica” teve a mediação do pró-reitor de ensino do Instituto Federal Farroupilha Sidinei Cruz Sobrinho, que destacou que o caminho da inclusão precisa ser fortalecido com a formação que possibilita a inclusão. 

Este painel teve como  expositores o assessor da Secretária Nacional de Direitos Humanos, do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Anderson José Sant’ana de Oliveira; Martinha Clarerte Dutra dos Santos, diretora de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação; e Victor Pellegrini, chefe do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva , do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.

Para Martinha Clarerte Dutra dos Santos, é preciso pensar uma instituição que acolha todas as diversidades. Zandra Dumaresq, pró-reitora de Extensão do IFCE destaca que os dois painéis mostram que toda a rede federal vem tratando destes temas como missão institucional. 

Saulo Rêgo - Ascom Reditec