Notícias
Oito equipes aprovadas no Programa Centelha
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) teve oito equipes de alunos que passaram na primeira fase do Programa Centelha, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que tem como objetivo estimular o surgimento de empreendimentos inovadores e promover a cultura empreendedora.
Três equipes do campus de Fortaleza, duas equipes do campus de Maracanaú, duas do campus de Sobral e uma do campus de Tabuleiro do Norte seguem para as próximas fases da competição, que contemplarão a avaliação dos projetos de empreendimento e de fomento submetidos ao Programa Centelha.
Serão apoiados projetos inovadores que tenham suas soluções aplicadas em diversos setores, como agronegócio, construção civil, meio ambiente e bioeconomia, petróleo e gás. As ideias aprovadas receberão R$ 50 mil, cada uma, em subvenção econômica para o desenvolvimento dos produtos ou dos negócios propostos.
“A participação do IFCE no Programa Centelha estimula a inovação e o empreendedorismo dos alunos, além de buscar soluções que, de fato, auxiliem na introdução de novas tecnologias aos setores econômicos do Estado”, diz Flávia Plutarco, coordenadora de Empreendedorismo e Incubadoras da Pró-Reitoria de Extensão (Proext).
Para a chefe do Departamento de Extensão Acadêmica da Proext, Rejane Santiago, “participar do Programa Centelha vai ao encontro da missão do Instituto Federal de disseminar o empreendedorismo, além de trazer benefícios aos alunos participantes por oferecer fomento para o desenvolvimentos de suas ideias”.