Você está aqui: Página Inicial > Noticias > OCHE encerra 5ª edição em Crateús
conteúdo

Notícias

OCHE encerra 5ª edição em Crateús

Ciências Humanas

Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará 2024 será no campus de Juazeiro do Norte
última modificação: 31/10/2023 14h56
Exibir carrossel de imagens Wally Menezes ao lado das equipes do campus de Fortaleza que conquistaram 02 ouros, 02 bronzes e 03 menções honrosas

Wally Menezes ao lado das equipes do campus de Fortaleza que conquistaram 02 ouros, 02 bronzes e 03 menções honrosas

No último fim de semana de outubro, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) finalizou a 5ª edição da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (Oche 2023) com a prova da fase final presencial e a entrega de medalhas, ocorridas no campus de Crateús. A competição de conhecimento envolveu professores e estudantes de escolas públicas e privadas do ensino fundamental II (8º e 9º anos); ensino médio regular e profissionalizante integrado; e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de todo o estado.

Com os objetivos de estimular a pesquisa, a compreensão e o conhecimento da História, Geografia, Cultura, Economia e Meio Ambiente do Ceará, além de valorizar o Patrimônio Histórico e Cultural e criar uma cultura de integração e trabalho em equipe, esta edição atraiu a inscrição (gratuita) de 22.918 estudantes, orientados por 1.638 professores e que formaram 7.453 equipes de 149 municípios. Na fase final, foram classificadas 110 equipes de escolas públicas e escolas privadas de 22 municípios cearenses.

Ao todo, 102 medalhas foram distribuídas da seguinte forma:

10 de ouro:  sete para escolas públicas e três para escolas particulares;
15 de prata: sete para escolas públicas e oito para escolas particulares;
21 de bronze: 16 para escolas públicas e cinco para escolas particulares;
56 menções honrosas: 42 para escolas públicas e 14 para escolas particulares.

Com apresentação da Banda de Música do campus Crateús do IFCE, a solenidade de premiação começou com homenagens aos docentes que orientaram a maior quantidade de equipes classificadas para a Fase Final da OCHE 2023, em três categorias:  Escola Privada (Carlos Henrique Teotônio Alves - Fortaleza e Maracanaú), Escola Pública  (Maria Isabel Canuto Gonçalves da Silva Arraes - Assaré) e IFCE (Nubélia Moreira da Silva - Fortaleza). Entre as unidades vencedoras, o destaque foi para o campus de Fortaleza, com sete equipes finalistas que conquistaram duas medalhas de ouro, duas de bronze, além de três menções honrosas. 

Participaram da solenidade de entrega de medalhas o reitor do IFCE, Wally Menezes; a pró-reitora de Pesquisa e Inovação Joélia Marques; o diretor do campus de Crateús, Expedito Costa; o coordenador geral de Olimpíadas do Conhecimento e presidente da Comissão Organizadora da Oche Ceará: Zilfran Varela Fontenele; além do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; além do secretário Executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Helder Nogueira Andrade.

Durante a cerimônia foi anunciado que a fase final da Oche 2024 acontecerá no campus de Juazeiro do Norte do IFCE. A olimpíada de 2023 foi composta de quatro fases online e uma final presencial. Cada etapa foi classificatória e eliminatória, com os pontos obtidos acumulativos para as fases seguintes. A primeira fase ocorreu entre 31 de agosto e 5 de setembro e a última, presencial, no último dia 28 de outubro.

Cláudia Monteiro - jornalista da reitoria do IFCE

registrado em: ,