Notícias
OCHE encerra 5ª edição em Crateús
Ciências Humanas
Wally Menezes ao lado das equipes do campus de Fortaleza que conquistaram 02 ouros, 02 bronzes e 03 menções honrosas
No último fim de semana de outubro, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) finalizou a 5ª edição da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (Oche 2023) com a prova da fase final presencial e a entrega de medalhas, ocorridas no campus de Crateús. A competição de conhecimento envolveu professores e estudantes de escolas públicas e privadas do ensino fundamental II (8º e 9º anos); ensino médio regular e profissionalizante integrado; e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de todo o estado.
Com os objetivos de estimular a pesquisa, a compreensão e o conhecimento da História, Geografia, Cultura, Economia e Meio Ambiente do Ceará, além de valorizar o Patrimônio Histórico e Cultural e criar uma cultura de integração e trabalho em equipe, esta edição atraiu a inscrição (gratuita) de 22.918 estudantes, orientados por 1.638 professores e que formaram 7.453 equipes de 149 municípios. Na fase final, foram classificadas 110 equipes de escolas públicas e escolas privadas de 22 municípios cearenses.
Ao todo, 102 medalhas foram distribuídas da seguinte forma:
10 de ouro: sete para escolas públicas e três para escolas particulares;
15 de prata: sete para escolas públicas e oito para escolas particulares;
21 de bronze: 16 para escolas públicas e cinco para escolas particulares;
56 menções honrosas: 42 para escolas públicas e 14 para escolas particulares.
Com apresentação da Banda de Música do campus Crateús do IFCE, a solenidade de premiação começou com homenagens aos docentes que orientaram a maior quantidade de equipes classificadas para a Fase Final da OCHE 2023, em três categorias: Escola Privada (Carlos Henrique Teotônio Alves - Fortaleza e Maracanaú), Escola Pública (Maria Isabel Canuto Gonçalves da Silva Arraes - Assaré) e IFCE (Nubélia Moreira da Silva - Fortaleza). Entre as unidades vencedoras, o destaque foi para o campus de Fortaleza, com sete equipes finalistas que conquistaram duas medalhas de ouro, duas de bronze, além de três menções honrosas.
Participaram da solenidade de entrega de medalhas o reitor do IFCE, Wally Menezes; a pró-reitora de Pesquisa e Inovação Joélia Marques; o diretor do campus de Crateús, Expedito Costa; o coordenador geral de Olimpíadas do Conhecimento e presidente da Comissão Organizadora da Oche Ceará: Zilfran Varela Fontenele; além do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda; além do secretário Executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Helder Nogueira Andrade.
Durante a cerimônia foi anunciado que a fase final da Oche 2024 acontecerá no campus de Juazeiro do Norte do IFCE. A olimpíada de 2023 foi composta de quatro fases online e uma final presencial. Cada etapa foi classificatória e eliminatória, com os pontos obtidos acumulativos para as fases seguintes. A primeira fase ocorreu entre 31 de agosto e 5 de setembro e a última, presencial, no último dia 28 de outubro.
Cláudia Monteiro - jornalista da reitoria do IFCE