Notícias
NUGEDS promove I Encontro de Formação
ALINHAMENTO
A psicóloga Raquel Campos Nepomuceno de Oliveira (SINDSIFCE) falou sobre "Gênero, Sexualidade e Saúde Mental" Fotos: Filiphe Sá
O I Encontro de Formação do NUGEDS - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual, que acontece até amanhã no auditório da reitoria do IFCE, atraiu mais de 50 pessoas, entre servidores e estudantes de 20 campi: Acopiara, Baturité, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Guaramiranga, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pecém, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá e Umirim. Os participantes são membros dos núcleos que já foram criados ou estão em processo de criação.
A assistente social da Diretoria de Assuntos Estudantis, Teresa Gomes, deu as boas vindas e agradeceu o apoio da pró-reitoria de Extensão, dos diretores-gerais de Aracati e Tabuleiro do Norte que contribuíram diretamente para o evento acontecer, em parceria com a Secretaria da Diversidade do Estado do Ceará (SEDIV). "A gente fica muito feliz com a participação de Luana Ângelo, nossa egressa que está atuando na SEDIV, que representa os frutos do IFCE ganhando o mundo", comentou.
"A presença de vocês aqui extrapolou nossas melhores expectativas porque esperávamos a metade nesse primeiro momento", agradeceu a coordenadora de Gênero e Diversidade Sexual (COGD), professora Maria da Conceição Rodrigues. Ela saudou os presentes e agradeceu aos diretores-gerais que têm colaborado para a participação dos servidores e criação dos NUGEDS em seus campi.
Após o momento de acolhimento, a manhã do primeiro dia começou com palestra da psicóloga do campus Canindé, Raquel Campos Nepomuceno de Oliveira, também integrante do Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE) que falou sobre "Gênero, Sexualidade e Saúde Mental". "O sofrimento psíquico em suas diferentes manifestações está relacionado à impossibilidade de expressão das diversas formas de existir", explicou. Segundo ela, pessoas que não correspondem ao padrão binário sofrem com processos de exclusão que impactam em sua saúde mental.
A fala seguinte foi da titular da Secretaria da Diversidade do Estado do Ceará, Mitchelle Meira, que fez a análise dos cenários nacional e local. "Estamos trabalhando em conjunto com o IFCE num acordo de Cooperação Técnica, que está em fase de finalização. Nosso propósito é realizar a Campanha Ceará da Diversidade Contra a LGBTfobia em todos os campi do Instituto Federal", informou. O acordo visa a oferta de curso a distância, implantação de programa de pesquisa de gênero e diversidade, bem como monitoramento da população LGBTQIA+ discente no tocante à permanência e êxito, entre outras iniciativas.
No último dia 21 de setembro, o campus de Itapipoca sediou o "Seminário Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia: construindo a cidadania LGBTI+ na superação do preconceito e da violência", realizado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Diversidade (SEDIV). O evento foi uma das ações da Campanha Ceará da Diversidade Contra a LGBTfobia, em parceria com a coordenadora de Gênero e Diversidade Sexual do IFCE, professora Maria da Conceição Rodrigues, e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), através das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE).
O I Encontro de Formação dos NUGEDS prossegue às 14:00 de hoje com a mesa redonda "Os desafios e conquistas das feministas e do LGBTs". Amanhã de manhã acontecerá o levantamento das demandas dos núcleos e da Coordenadoria e socialização dos grupos de trabalho. O evento se encerra com o planejamento de ações para 2024.