Notícias
NUGEDS lança site com informações
Comunicação
O Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) publicou hoje, 8 de agosto, seu site próprio com o objetivo de reunir documentos, informações, sugestões de leituras e links para vídeos, cartilhas, leis, além de endereços úteis de órgãos e instituições de proteção aos direitos das mulheres e LGBTQIA+. O site contém informações detalhadas do que fazer para criar um núcleo nos campi do Instituto, além de mostrar os servidores, estudantes e egressos participantes.
Segundo a coordenadora de Gênero e Diversidade Sexual, professora Maria da Conceição da Silva Rodrigues, a página é uma forma de contribuir para que os campi se apropriem dos conteúdos e discussões e evoluam para a criação de seus próprios núcleos locais, conforme preconiza a Resolução nº 78, de 13 de dezembro de 2022, que aprovou seu Regulamento.
Criado por demanda da comunidade acadêmica, o NUGEDS tem como fundamento trabalhar a partir dos conceitos de gênero e diversidade estabelecidos e obedecendo os Princípios de Yogyakarta, sobre a aplicação da legislação internacional de Direitos Humanos em relação à orientação sexual e identidade de gênero.
Trata-se de um núcleo interdisciplinar, estruturado para estudar, planejar, apoiar colaborativamente e promover o desenvolvimento de ações educativas, culturais e políticas que objetivem a formação, nas comunidades interna e externa à instituição, de uma consciência crítica, atualizada, inclusiva, mobilizadora em relação às temáticas de gênero e diversidade sexual.
A atuação do NUGEDS atravessa as áreas de assistência estudantil, ensino, pesquisa e extensão, assim como a dos demais núcleos em atividade no IFCE (NEABIs e NAPNEs). Sugere-se, assim, que os núcleos do campus construam juntos seus calendários de atividades e promovam ações em colaboração. Espera-se que o NUGEDS seja estabelecido em todos os campi do IFCE. E que aqueles campi que não conseguirem estabelecê-los estejam abertos às ações e debates dessa importante ferramenta de inclusão e democratização do ambiente escolar.
Cláudia Monteiro - jornalista do IFCE