Notícias
Nova posse destaca apoio de familiares nos concursos
Alguns ajustes para caber todo mundo no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e de repente estão reunidos os 22 novos servidores da casa juntamente com diversos parentes e amigos, nesta manhã de segunda-feira, dia 25 de fevereiro, para presenciar um momento solene na vida de qualquer pessoa: a posse em um cargo público galgado por meio de concurso com etapas de provas e de títulos.
Auditório lotado e tem início o evento, já com a execução do Hino Nacional. Todos atentos cantando calorosamente, cheios de orgulho por em breve poder começar a servir a nação, diante desse símbolo da pátria. Logo começam os protocolos do cerimonial. Alguns empossáveis também com seus filhos pequenos presentes recebem e demonstram carinho pelos entes queridos que os retribuem com alegria.
Toma a fala o reitor Virgílio Araripe destacando o orgulho em verificar de perto todo o apoio dado aos futuros servidores do IFCE. “Podemos ver parentes e amigos reunidos para prestigiar e celebrar esse momento. É muito gratificante perceber como a influência dessas pessoas os conduziram até aqui. Que o espírito de felicidade e de torcida se prolongue durante toda a jornada de vocês na instituição”, disse aos presentes.
Um a um, os servidores são chamados à tribuna para assinarem seus termos de posse ao lado do reitor, momento em que recebem o boton que já é tradição nos eventos de ingresso no serviço público pelo IFCE. A marca da instituição simbolizando o primeiro contato dos recém-empossados na trajetória dos cargos assumidos é afixada na lapela da roupa dos convocados. O sorriso estampa o rosto e a plateia aplaude!
Carlos Eduardo Cordeiro, que acaba de tomar posse como professor de Biologia Geral do campus de Crateús, fala do processo de convocação: “No dia, lembro que quase não me contive de tanta alegria, porque era um sonho trabalhar aqui, onde já tive uma passagem como professor substituto, quando me apaixonei pela instituição. Só tenho a agradecer a Deus e ao instituto por esta grande oportunidade”, afirmou.
O pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progep), Ivam Holanda, também enalteceu o momento e recapitulou que a posse é parte dos desdobramentos dos quatro editais de concursos lançados em 2016, os quais viabilizaram a convocação de cerca de 700 novos servidores desde então. “Certamente foi um dos maiores concursos dos institutos federais e com o maior número de provimentos oportunamente realizados”, disse Ivam.
Deborah Sampaio - Reitoria
Fotos: Eugenio Pacelli/Filiphe Sá