Notícias
Veículo aéreo Gênesis X-1 é apresentado; IFCE integra projeto
MOBILIDADE
O conceito do veículo aéreo Gênesis X-1 foi apresentado na manhã desta quinta-feira (21), no complexo BS Design, em Fortaleza. O projeto, que tem o Instituto Federal do Ceará como parceiro, é desenvolvido pela startup cearense Vertical Connect, e tem o objetivo de oferecer uma alternativa limpa, moderna e rápida de mobilidade urbana. Trata-se de um eVTOL - veículo de pouso e decolagem verticais e propulsão elétrica, dotado de oito motores de 25 kVA. A performance projetada prevê o transporte de duas pessoas a 130 km/h, com uma autonomia de uma hora de voo. O IFCE foi a primeira instituição educacional a fechar parceria com a empresa responsável pelo projeto - o Instituto atuará na área de tecnologias embarcadas e pesquisas voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento do eVTOL. O reitor Wally Menezes participou do evento.
Na ocasião, os participantes conferiram um mockup - maquete em tamanho real do Gênesis-X1 - que permitiu ter uma ideia precisa das dimensões do veículo, cujo primeiro voo deve acontecer até o meio de 2024. O eVTOL será construído em composto de fibra de carbono aeronáutico, conferindo baixo peso e alta resistência da estrutura. A fábrica do Gênesis deve ser instalada na cidade de Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza. O aparelho foi concebido de modo a oferecer uma série de aplicações: a primeira a voar deve ser o GX-AB, que atenderá às necessidades dos agricultores e pecuaristas, com capacidade de 200 litros e dois suportes para irrigação.
Também há o GX-H, projetado para atuar como uma ambulância aérea em situações de emergência, proporcionando rapidez e eficiência no transporte médico, com capacidade de transporte de uma maca hospitalar. Já o Gênesis-XF é pensado para o uso no combate a incêndios, sendo capaz de transportar até 200 litros de água. O GX-P, por sua vez, é voltado para o uso policial, dotado de câmera 4K de monitoramento on-line, aumentando a eficiência das forças de segurança. Há também o modelo GX-L, projetado para revolucionar a logística de entregas com uma capacidade de carga útil de até 560 kg.
"Nossa ideia é democratizar uma tecnologia de ponta, ampliando o acesso. Estamos muito felizes em estar aqui no Ceará, fazendo essa primeira apresentação pública do nosso produto", destacou Ruan Carlo Ferreira, CEO da Vertical Connect. O reitor Wally Menezes também celebrou o momento. O principal marco é saber que o IFCE vai poder atuar em todas as esferas que perpassam a tecnologia de aeronaves, através de seus estudantes - dos cursos técnicos à pós-graduação", destacou Wally. O reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia, também esteve presente - a tradicional instituição de ensino da Força Aérea Brasileira também se junta ao projeto do Gênesis, trazendo toda a sua expertise - especialmente com a futura sede do ITA em Fortaleza.
Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria