Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Time Enactus visita Memorial do IFCE e é recepcionado pelo reitor
conteúdo

Notícias

Time Enactus visita Memorial do IFCE e é recepcionado pelo reitor

EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Equipe venceu premiação nacional na semana passada e vai representar o Brasil em Londres
última modificação: 25/07/2017 16h38

Equipe irá a Londres no mês de setembro concorrer a prêmio internacional (foto: Bruno Leonardo)

O que você faria com simples palitos de pirulito, pedaços de arame, velas de filtro e algumas seringas? Um grupo de estudantes e voluntários da região de Iguatu resolveu transformar vidas com esses materiais. Através de projetos de irrigação e de capacitação na produção de alimentos, o time Enactus do campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Iguatu vem beneficiando pequenos produtores rurais e gerando renda na região. A iniciativa acaba de ser premiada nacionalmente: O grupo foi escolhido como melhor time do Brasil pela Fundação Cargill, e Melhor Projeto de Empreendedorismo Social do Brasil, pela Enactus Brasil/KPMG. O resultado foi anunciado durante o Evento Nacional da Enactus Brasil no Rio de Janeiro, no último dia 21/07. Agora, a equipe vai representar o Brasil na Enactus World Cup 2017 em Londres, Inglaterra, que será realizada em setembro.

O projeto vencedor, intitulado "Mudas", oferece alternativas mais baratas e eficientes de equipamentos de irrigação no cultivo de hortaliças. Usando basicamente pregos, palitos de pirulito e arame, os membros da equipe desenvolveram o Pirotec, um equipamento 95% mais barato que os disponíveis atualmente no mercado, e que também ajuda a economizar água. Outra solução desenvolvida pelos jovens foi um sensor de umidade feito de seringas e madeira, que otimiza o processo de irrigação, elevando ainda mais a eficiência do conjunto montado nas hortas. Além desse projeto, os "Enactors" atuam em outras frentes - o projeto "Linhas", por exemplo, é destinado à capacitação de mulheres artesãs com cursos de costura. Já o "Cooperar" promove cursos para catadores de resíduos sólidos da cidade.



"Pirotec": redução de custos chega a 95% (foto: divulgação)

Além de atender a comunidades rurais, o time também realiza palestras sobre educação ambiental e convivência com o semiárido em escolas particulares e públicas da região, atingindo mais de duas mil crianças. Essa ação educativa, aliada ao outro projeto de extensão do campus “Horta Escolar”, conferiu ao time Enactus IFCE Iguatu o terceiro lugar no Prêmio Agrinho 2016, entre 42 cidades participantes da disputa pela premiação.

Na manhã desta terça (25) os integrantes do time fizeram uma visita ao memorial do IFCE, onde foram recebidos pelo reitor da instituição, Virgílio Araripe. Com os troféus da premiação nacional, os estudantes posaram para fotos e participaram de um café da manhã. Ao reitor e demais membros da gestão do instituto, apresentaram seus projetos de empreendedorismo. Para o líder do grupo Enactus e estudante de Licenciatura em Química Kevin Brasil, os frutos do projeto são o resultado de uma soma de forças. "Se chegamos onde estamos, é porque temos uma gestão que nos apoia. Vamos a Londres e levaremos o nome do IFCE para o mundo", disse o aluno.

Virgílio Araripe parabenizou os membros do time. "É um trabalho que exige paixão, envolvimento. Tive o privilégio de acompanhar a atuação deles de perto. Deram demonstrações de capacidade de transformação de vidas. Nós nos sentimos verdadeiramente renovados através do trabalho dessa equipe", disse o reitor no encontro com os jovens.

Dowglas Lima / Amanda Alboíno