Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Start-ups podem se inscrever em Programa de Incubação Cruzada
conteúdo

Notícias

Start-ups podem se inscrever em Programa de Incubação Cruzada

ATÉ 4 DE SETEMBRO

Iniciativa visa apoiar a integração de empreendimentos com origem na Rede Federal
última modificação: 26/08/2020 19h10

Alunos e egressos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) integrantes de start-ups e spin-offs têm até o próximo dia 4 de setembro para se inscrever no Programa de Incubação Cruzada da Rede Federal. A iniciativa, que visa cruzar as oportunidades de ações conjuntas e prospecção de novas parcerias entre os ecossistemas das instituições federais tecnológicas, é uma promoção Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

O IFCE foi um dos ambientes de empreendedorismo inovadores selecionados na primeira fase do programa, cujo intuito é apoiar o desenvolvimento e a integração de empreendimentos com origem na rede federal, gerando sinergia entre os ecossistemas inovadores. O programa consiste em criar conexões entre os ambientes de empreendedorismo inovador, para que as start-ups e spin-offs criadas dentro da rede possam se conectar e ajudar mutuamente.

Após a seleção das propostas submetidas, terá início a fase de execução propriamente dita do programa, a partir de 8 de setembro e até 30 de outubro deste ano. Para a seleção serão considerados empreendimentos inovadores que estejam no estágio de maturidade suficiente para prospecção de parcerias e novos mercados. Serão priorizadas, ainda, as soluções de start-ups que abordam um ou mais objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para participar, o responsável pela respectiva start-up/spin-off deve inscrevê-la por meio de formulário eletrônico e cumprir os pré-requisitos dispostos no edital de seleção, entre os quais ser uma empresa formalmente constituída e incubada nos últimos 5 anos em incubadora de empresas vinculada ao IFCE ou já ter tido projeto contratado no Polo de Inovação; ou ser formalmente constituída e derivada de atuação de qualquer laboratório de pesquisa do IFCE nos últimos 5 anos.

No âmbito do IFCE, a Pró-reitoria de Extensão participou da primeira fase do programa, cadastrando as incubadoras dos campi como ambientes inovadores, o que habilitou as start-ups/spin-off dos alunos e egressos da instituição a se inscreverem para a segunda etapa (desde que cumpram os demais requisitos do edital). A chamada é operacionalizada pelos institutos federais Fluminense (IFF), do Amazonas (Ifam), do Espírito Santo (Ifes) e de Rondônia (IFRO).

Ícaro Joathan - Comunicação Social/reitoria (com informações do Conif)