Notícias
Sete alunas embarcam para Portugal pelo programa IFCE Internacional
INTERNACIONALIZAÇÃO
Sete alunas do IFCE embarcaram na noite deste domingo (4) e madrugada desta segunda para Portugal através do programa IFCE Internacional. Darliane da Silva Lima (do curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental - campus Limoeiro do Norte), Hellen da Silva Sousa (Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária - Juazeiro do Norte), Jaquelyne Maria Gomes da Costa (Bacharelado em Engenharia Civil - Quixadá), Maria Halana Florindo da Silva (Tecnologia em Gestão Ambiental - Paracuru) e Narely Lima de Oliveira (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica - Fortaleza) seguiram para o Instituto Politécnico de Bragança, para uma temporada de seis meses de intenso aprendizado e crescimento acadêmico/cultural. Já Maria Leiliane Pereira (Licenciatura em Ciências Biológicas - Acaraú) e Marana-Tá Campos Bastos - Licenciatura em Ciências Biológicas - Acopiara) decolaram rumo à Universidade de Évora.
Em um misto de alegria, ansiedade e expectativa (é a primeira viagem internacional de todas elas), as meninas despediram-se de familiares e amigos no aeroporto de Fortaleza rumo a uma jornada transformadora, capaz de inspirar muitos outros estudantes. Nós conversamos com ela no saguão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, na capital cearense.
"Na verdade, é a minha primeira viagem para fora do Ceará! Estou muito empolgada. É uma oportunidade única na nossa vida. Estou ansiosa por viver cada momento" (Narely Lima)
"Nós, que nunca estivemos aqui no aeroporto, estamos com a ansiedade e corações a mil para chegar lá! Serão momentos de muito conhecimento e descobertas" (Darliane da Silva)
"Estou muito feliz e grata pela oportunidade, que visualizo como uma forma de crescimento tanto pessoal quanto profissional. Vou tentar absorver o máximo de conhecimentos que forem oferecidos, principalmente para entender como funciona a minha área (gestão ambiental) na Europa" (Maria Halana)
"É uma oportunidade incrível que a gente agarrou. Por ser a primeira viagem internacional de todas nós, tivemos algumas dificuldades (na preparação), mas até isso agregou conhecimento. Minha expectativa é agregar cultura e conhecimento" (Jaquelyne Maria)
"Quero saber como funciona o curso de engenharia ambiental por lá, para identificar as vertentes em que eu posso voltar com o conhecimento para agregar no nosso curso aqui, trazendo a experiência de um novo país para o meu campus. A expectativa é, além de aprender, ensinar um pouco do que Juazeiro tem a oferecer" (Hellen da Silva)
"Um pouco nervosa, ansiosa, uma experiência nova, diferente - mas também estou com altas expectativas para o que eu vou encontrar e conhecer por lá. Será um crescimento em todos os sentidos (Maria Leiliane)
"Minha primeira viagem internacional e a primeira viagem de avião também! Minhas expectativas são muito boas. A Universidade de Évora é muito respeitada. Gosto de trabalhar com pesquisa e laboratórios, e vi que lá tem bastante disso. Espero me encontrar lá" (Marana-Tá Campos)
O assessor de Relações Internacionais do IFCE, Gutenberg Albuquerque Filho, comemorou os resultados do programa de intercâmbios gerido pela Arinter. "Já são 152 bolsistas em nove editais - o que dá uma média fantástica de 17 alunos da nossa Instituição indo estudar no exterior por um semestre acadêmico". O diretor do campus Paracuru, Toivi Masih Neto, também fez questão de acompanhar o embarque. "O maior diferencial do programa IFCE Internacional é a mudança de vida que podemos proporcionar aos nossos estudantes
E vem mais por aí: ao longo dessa semana, mais cinco estudantes do nosso IF também decolam rumo ao exterior, contemplados pelo mesmo programa de internacionalização. Desejamos boa sorte e bons estudos aos nossos talentos!
Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria