Notícias
Servidores estão entre pesquisadores mais influentes do mundo
Cientistas do Instituto Federal do Ceará (IFCE) lograram, mais uma vez, destaque em ranking internacional de pesquisadores mais influentes do planeta. O professor Pedro Pedrosa Rebouças Filho e o enfermeiro Francisco Rogerlândio Martins, ambos do campus de Fortaleza, foram listados em levantamento mundial feito a partir de banco de dados de repositórios, em iniciativa da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, em parceria com a editora Elsevier.
A métrica utilizada no ranking é baseada no Índice H, um fator obtido por meio do quantitativo de citações por artigo científico indexado, demonstrando a relevância do teor da pesquisa desenvolvida para o ambiente científico. A lista recém-divulgada pela universidade norte americana coloca o IFCE entre os três institutos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com nomes de pesquisadores contemplados, incluindo um do IFRJ e outro do IFPR.
Da estratificação da lista relacionada ao desempenho dos pesquisadores durante todo o ano de 2023, o professor Pedro aparece na colocação de número 124.670 e o enfermeiro Rogerlândio em 132.560, do total geral de aproximadamente 1,5 milhão de nomes citados em todo o mundo. Já na lista relacionada ao desempenho de carreira, na qual Rogerlândio também aparece, a colocação destacada é de número 425.349, entre aproximadamente um milhão de pesquisadores.
Esta não é a primeira vez que os servidores do IFCE se destacam em rankings globais de importância científica internacional. Para o professor Pedro, que pelo quarto ano consecutivo é citado na lista recém-divulgada pela Universidade de Stanford, a satisfação em estar contemplado em índices dessa grandeza para o universo científico é grande, embora admita que não seja o propósito principal de seu trabalho, mas que é de grande valia tal reconhecimento.
“Fico feliz de ver o IFCE nestas listas de destaque, ainda mais com meu nome aparecendo mais uma vez, pois embora esse não seja o foco e alvo da dedicação diária e constante que tenho junto aos meus colegas e amigos, alunos e servidores, é sempre bom ser lembrado que as escolhas e o esforço ao longo de todos estes 20 anos no IFCE como aluno e servidor estão em um caminho produtivo. Só tenho agradecer à todos que participam no dia a dia, principalmente do LAPISCO, Departamento da Indústria e PPGCC do IFCE Fortaleza”, diz professor Pedro.
Deborah Sampaio