Notícias
Revista Conexões do IFCE recebe conceito Qualis Capes A2
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Publicada desde 2007 pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e com periodicidade contínua, a Revista Conexões - Ciência e Tecnologia obteve o conceito Qualis Capes A2, classificação que contempla periódicos de excelência internacional – o máximo é A1. A elevação do grau (antes B2) representa uma prova da qualidade da produção e divulgação científica desta publicação do IFCE. "É, sem dúvidas, um marco histórico para a instituição", comemora o reitor Wally Menezes.
A Revista Conexões tem como objetivo publicar artigos da comunidade científica nacional e internacional em caráter multidisciplinar, destacando temas de interesse do campo educacional e áreas afins, contribuindo para geração de novas pesquisas e promovendo a inovação. A publicação, que iniciou com o formato impresso, passou a ser disponibilizada também de forma online a partir de 2010.
Em 2014, houve a última publicação de forma impressa, e passou a receber e publicar artigos somente de forma eletrônica através do gerenciador de editoração: Open Journal Systems (OJS). Também pode ser consultada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação.
“É um feito memorável, um Qualis A2 para uma revista do IFCE, estamos todos em êxtase, principalmente quem trabalha diretamente com a publicação; houve um esforço coletivo muito grande para atingir esse novo conceito”, avaliou Sandro Jucá, editor-chefe da revista.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) do IFCE, Joélia Marques, também falou sobre o feito. "Ter Qualis A2 significa que, de fato, a revista vem se consolidando, evoluindo e trazendo a relevância das pesquisas que são publicadas. É uma grande conquista para toda a comunidade acadêmica", destacou a gestora.
Entre os critérios usados para avaliar um periódico pelo Qualis Capes estão: qualidade dos artigos (relevância para a sociedade, originalidade e um bom nível científico); periodicidade; qualidade do corpo editorial; diversidade de origens do trabalho; difusão e popularidade da revista; e indexação (esse ponto faz com que os dados e informações sejam facilmente recuperados em caso de pesquisa).
Confira a nova edição da Revista Conexões.
Saiba mais sobre a publicação.
Luís Carlos de Freitas - Reitoria