Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Relatório da Pesquisa de Comunicação é publicado
conteúdo

Notícias

Relatório da Pesquisa de Comunicação é publicado

PLANEJAMENTO

Estudo foi iniciado em 2021 e finalizado no ano passado
última modificação: 01/06/2023 06h53

Está disponível para consulta no portal do Instituto Federal do Ceará (IFCE) o Relatório da última Pesquisa de Comunicação realizada na instituição. Os questionários foram aplicados junto aos públicos interno e externo do órgão entre junho e dezembro de 2021, e consolidados e apresentados no ano passado.

A Pesquisa de Comunicação do IFCE 2021 visou subsidiar o planejamento e o desenvolvimento estratégico das ações comunicacionais na Instituição, identificando como os variados públicos consomem informação e avaliando a percepção sobre os canais e os produtos de divulgação utilizados pelo Departamento de Comunicação Social da Reitoria e pelos setores de comunicação nos campi.

A fase interna foi destinada a estudantes, docentes, técnicos administrativos, terceirizados, aposentados e egressos do IFCE. Já o questionário externo foi aberto aos interessados em geral, com ênfase em gestores escolares; comunicadores e influenciadores digitais. Em ambas as etapas, a participação foi online e voluntária.

Para planejar, aplicar, analisar e sistematizar os dados da pesquisa, um grupo de trabalho com a participação de comunicadores da reitoria e dos campi do IFCE foi criado pela reitoria. Entre os resultados de destaque do público interno estão:

- a preferência por contato/consumo de informação digital, respectivamente, por meio de mídias sociais, WhatsApp, e-mail e portais/blogs;

- a avaliação positiva da comunicação da instituição (maioria do público afirmou que as informações transmitidas são “sempre” ou “geralmente úteis”);

- temas de mais interesse: cursos, bolsas/estágios/intercâmbios, assistência estudantil e eventos.

Já como resultados de destaque do público externo é possível citar:

- a preferência por contato/consumo de informação digital, respectivamente, por meio de mídias sociais, WhatsApp e e-mail;

- a associação forte da marca IFCE ao ensino técnico;

- comunicadores e influenciadores digitais se interessam mais por pautas sobre pesquisa e inovação;

- a comunidade externa em geral tem mais interesse por informações sobre como ingressar no IFCE.

 

Ícaro Joathan - Comunicação Social/reitoria