Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Reitores vão receber comitiva da Huawei
conteúdo

Notícias

Reitores vão receber comitiva da Huawei

PARCEIROS ESTRATÉGICOS

IFCE será referência nacional para academias e instituições de ensino parceiras da multinacional no país para capacitar 5 mil pessoas em tecnologias 5G/FTTH
última modificação: 01/02/2022 09h25
Sediada em Shenzhen, na China, a Huawei vem estreitando laços com o IFCE

Sediada em Shenzhen, na China, a Huawei vem estreitando laços com o IFCE

Os reitores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), José Wally Mendonça Menezes, e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Hildebrando dos Santos Soares, vão receber, nesta quarta-feira (02/02), uma comitiva de membros da multinacional de tecnologia Huawei.

O objetivo é fortalecer as parcerias desenvolvidas entre as instituições, bem como anunciar novos projetos. A recepção vai acontecer na Reitoria do Instituto Federal do Ceará, a partir das 14h. Participarão diretores da Huawei para a América Latina em diversas áreas, como Inteligência Artificial, 5G, Cloud, Pesquisa e Desenvolvimento, Relações Públicas e Governamentais e outros. Representantes do governo do estado do Ceará também são aguardados na reunião. 

A principal novidade a ser apresentada com mais detalhes é o Huawei Academy Support Center, programa de capacitação de âmbito nacional nas tecnologias FTTH (Fiber-to-the-Home) e 5G, a ser oferecida pela Huawei e operacionalizada pelo IFCE através do Centro de Referência em Educação à Distância (CREaD). A nova capacitação deve formar cerca de cinco mil jovens até o final do ano, certificando-os nas tecnologias da Huawei, maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações do planeta.

Os ASC (Academy Support Centers) são organizações certificadas e autorizadas a facilitar a cooperação entre a Huawei e os programas ICT Academy locais, além de fornecer suporte operacional e acadêmico para as instituições parceiras. Atualmente, existem cinco ASC no mundo: Reino Unido, Itália, África do Sul, Egito e Paquistão. O IFCE será o sexto Huawei ASC no mundo e o primeiro no Brasil.

A programação contará ainda com uma visita da comitiva ao campus de Fortaleza do IFCE, que abriga o Huawei Lab, unidade que vem gerando resultados promissores e premiações para o IFCE ao abrigar o ICT Academy - programa da Huawei voltado para a cooperação universidade-empresa, e que inclui 927 instituições em todo o mundo. A passagem dos executivos chineses pelo campus também vai incluir o Laboratório de Processamento de Imagens e Simulação Computacional (Lapisco).

Parceria de sucesso

IFCE e Huawei vêm obtendo bastante êxito nas ações conjuntas. No primeiro semestre de 2021, a gigante chinesa ofereceu 500 vagas para a comunidade do Instituto em mais quatro turmas dos cursos on-line de Inteligência Artificial e 5G. Além disso, vale lembrar que o IFCE sagrou-se, em novembro de 2021, bicampeão da ICT Competition Brasil, etapa nacional do programa destinado a estudantes universitários do mundo todo que fazem parte do Huawei ICT Academy, para estimular e impulsionar as carreiras no setor de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação).

Mais recentemente, a estudante Saskya Pimenta, do IFCE Fortaleza, participou da equipe Digital4People, que venceu a competição Tech4Good da Huawei, em 20 de janeiro. O grupo desenvolveu uma solução voltada para a otimização do uso da água em regiões carentes do Nordeste. 

Outra prova da proximidade entre IFCE e Huawei é o fato de que o Instituto está preparando a adesão ao Huawei Cloud, o que fará com que a instituição possa utilizar o que há de mais moderno e seguro em temos de computação de nuvem e bases de dados, transformando a experiência da nossa comunidade acadêmica. Essa evolução demandará investimentos da ordem de R$ 500 mil e pode gerar, no futuro próximo, uma nova lógica para o sistema acadêmico do nosso Instituto.

 

Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria