Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Reitor e gestores vão sugerir prorrogação do período de suspensão de aulas
conteúdo

Notícias

Reitor e gestores vão sugerir prorrogação do período de suspensão de aulas

CORONAVÍRUS

Sugestão foi apresentada por Virgílio Araripe e apoiada por diretores-gerais de campi em webconferência nesta terça, 17. Comitê poderá ratificar sugestão nesta quarta, 18
última modificação: 18/03/2020 15h49
Foto: Ícaro Joathan Reitor, pró-reitores e diretores-gerais participaram de videoconferência

Reitor, pró-reitores e diretores-gerais participaram de videoconferência

O reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Virgílio Araripe, antecipou, nesta terça-feira, 17, que irá sugerir, ao Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 do IFCE (CEC/IFCE), a prorrogação, para além do dia 20 de março, do período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais nos 33 campi da instituição e no Polo de Inovação Fortaleza Embrapii. A sugestão, justificada pelo avanço da pandemia de coronavírus no Estado, foi apresentada durante webconferência com a participação dos pró-reitores e diretores-gerais das unidades e apoiada de forma unânime.

O comitê se reunirá, nesta quarta-feira, 18, às 14h, para apreciar a sugestão e, possivelmente, referendar a proposta. Deve ser debatida nessa data até quando seria a nova prorrogação. Araripe antecipou a proposta como uma forma de tranquilizar alunos e servidores da instituição – e seus respectivos familiares –, considerando o aumento de três para 11 casos confirmados da doença no Estado após a primeira reunião do comitê, na segunda-feira, 16, pela manhã, bem como o decreto de estado de emergência em saúde no Estado, pelo governador Camilo Santana, no fim da tarde do mesmo dia.

“Logo em sua primeira reunião, nosso comitê tomou a iniciativa prudente de recomendar a suspensão das atividades acadêmicas de forma emergencial, desde o dia 16 à tarde até o dia 20, de forma a garantir que não houvesse aglomeração de estudantes em nossos campi e, assim, minimizar risco de disseminação do coronavírus na nossa comunidade. Tivemos êxito nessa ação e, em sua segunda reunião, o comitê poderá, de posse de mais informações sobre a pandemia no Ceará, deliberar sobre a prorrogação da decisão inicial”, explicou o reitor, que também é o presidente do CEC/ IFCE.

Durante a reunião, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Ivam Holanda, destacou a publicação do Ofício-circular PROGEP/IFCE nº 17/2020, que orienta acerca das atividades dos servidores no período de 16 a 20 de março e de que forma pode ser organizada, pelos chefes de cada unidade, o trabalho remoto (home office) e os plantões para as atividades essenciais que exigem a presença dos funcionários públicos na instituição.

Da mesma forma, o pró-reitor de Ensino, Reuber Saraiva, salientou a publicação do Ofício-circular PROEN/IFCE nº 04/2020, que estabeleceu que os docentes devem disponibilizar um plano de estudos para os alunos, com a indicação de atividades letivas que os discentes possam fazer de casa durante esta semana, de forma que esses dias letivos sejam regularmente contabilizados, sem prejuízo dos estudantes. Novas orientações serão publicadas por ambas as pró-reitorias após a segunda reunião do CEC/IFC.

Também participaram da reunião, os pró-reitores de Administração e Planejamento, Tássio Lofti; Extensão, Zandra Dumaresq; e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Wally Menezes; e os diretores de Assuntos Estudantis, Caroline Cabral; e de Gestão de Tecnologia da Informação, Maurício Dourado. Entre os diretores-gerais, estiveram presentes os dirigentes máximos dos campi de Boa Viagem, João Paulo Arcelino, e de Juazeiro do Norte, Guilherme de Brito. Os demais participaram virtualmente.

Comunicação Social - reitoria