Notícias
INPE e IFCE articulam parcerias na área de pesquisa
PESQUISAS ESPACIAIS
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) recebeu nesta segunda-feira (13), no campus de Fortaleza, o diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Ricardo Magnus Osório Galvão, para entendimentos acerca de parcerias na área do ensino, pesquisa e principalmente de inovação. O gestor foi recebido pelo reitor Virgílio Araripe; pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, José Wally Mendonça; e pelo diretor-geral do campus de Fortaleza, Eduardo Bastos; além de coordenadores e professores dos programas de pós-graduação e dos cursos de graduação em Física, Matemática e de Engenharia.
Ricardo Galvão aproveitou a estada para assistir à defesa de dissertação do curso de Mestrado em Engenharia de Telecomunicações. "O INPE é o ente importante e referência mundial, e precisamos fazer parcerias para que possamos ampliar nossos projetos nas áreas do ensino e pesquisa", opinou o reitor Virgílio Araripe. O INPE é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações.
Para o pró-reitor Wally Menezes, as conversas foram muito proveitosas e as perspectivas são boas quanto ao fechamento de acordos entre as duas instituições: "Precisamos definir e trabalhar as áreas técnicas a serem objeto das parecerias. O leque de opção é grande, mas vamos debater internamente para que possamos formalizar ao INPE nossas intenções. Estamos otimista quanto a esse primeiro entendimento".
INPE
Criado em 1961 com o objetivo de capacitar o país nas pesquisas cientificas e nas tecnologias espaciais, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) viu ao longo dos anos suas atividades se ampliarem; os estudos vão desde assuntos complexos sobre a origem do Universo a aplicações de ciências, como nas questões de desflorestamento das nossas matas. O Instituto é centro de excelência, e referencia internacional, em pesquisas de ciências espaciais e atmosféricas, engenharia espacial, meteorologia, observação da Terra por imagens de satélite e estudos de mudanças climáticas.