Notícias
Reitor do IFCE e novo prefeito de Maranguape estudam parceria
NOVO CAMPUS
O reitor do Instituto Federal do Ceará, Virgílio Araripe, visitou nessa quarta-feira(28), acompanhado pelo prefeito eleito de Maranguape, João Paulo Xerez, as instalações do futuro campus do IFCE no município. Os gestores estudam a formalização de parcerias para o início das atividades até a conclusão das obras do campus, previstas para 2017. Na ocasião, o gestor do IFCE informou a necessidade de abrir novo certame licitatório, logo no início do próximo ano, para a finalização dos trabalhos. Houve problemas técnico-administrativos com a empresa licitada e o contrato teve de ser desfeito.
Com mais de 20% das obras concluídas, o campus de Maranguape terá capacidade de atender, de início, 1.200 alunos. Virgílio Araripe informou, também, que encontra-se em processo de finalização o concurso interno de remoção a fim de lotar professores e servidores administrativos na nova unidade. João Paulo, por sua vez, sinalizou a possibilidade de o município ceder um prédio para que o Instituto Federal do Ceará funcione provisoriamente em Maranguape. A proposta é iniciar o quanto antes as atividades com a oferta de cursos técnicos de formação inicial e continuada (FIC) à população.
Os investimentos - estrutura física e aquisição de mobiliário - devem passar dos R$ 9 milhões. Em audiência pública, promovida na câmara de vereadores local, a comunidade já opinou quanto à oferta de cursos técnicos e superiores. Maranguape deve começar seu funcionamento com cursos na área de Controle e Processos Industriais, Tecnologia da Informação e Comunicação, Construção Civil e de Produção Alimentícia: "Estamos concentrando todos os esforços para que consigamos entregar logo o campus de Maranguape. É uma de nossas prioridades ", pontua o reitor Virgílio Araripe.
Participaram também da visita: Tássio Lofti, pró-reitor de Administração e Planejamento; Marcos Cavalcante, assessor de infraestrutura; Mirian Brasil, assessora Pedagógica; Rejane Tavares, assessora do Gabinete do Reitor, além de lideranças políticas locais.
Por Antonio Alencar - Reitoria