Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Registrada 30ª patente de pesquisadores do IFCE no INPI
conteúdo

Notícias

Registrada 30ª patente de pesquisadores do IFCE no INPI

A expectativa é de que até o fim de 2017 o número de depósitos chegue a 50
última modificação: 20/01/2017 13h34

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) tem  trabalhado para incentivar que produtos ou processos inovadores, conseguidos por meio de pesquisas científicas de seus servidores, sejam patenteados. O primeiro depósito de propriedade intelectual do IFCE ocorreu em 2009. Desde essa época, a instituição vem mantendo, de forma contínua, a reivindicações de inovações. Mais quatro patentes foram registradas somente agora em janeiro, elevando o número para 30 depositadas.A expectativa é que mais 20 processos sejam concluídos até o fim de 2017.

A ação foi acelerada a partir de 2014 com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), onde pesquisadores são atendidos e recebem apoio para elaboração e redação do texto da patente nos termos técnicos exigidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia federal responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria. O NIT faz parte da estrutura da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.

Saiba mais

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Com esse direito, o inventor ou o detentor da patente tem o direito de impedir terceiros, sem o seu consentimento, de produzir, usar, vender ou importar produto objeto de sua patente e/ou processo ou produto obtido diretamente por processo por ele patenteado. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente. 

Para solicitar um título de patente, é necessário depositar um pedido no INPI, o qual, depois de devidamente analisado, poderá se tornar uma patente, com validade em todo o território nacional.

REGISTROS EM 2017

NOME DA PATENTE

PESQUIDADOR RESPONSÁVEL

PROCESSO DE OBTENÇÃO DE CERÂMICA DIELÉTRICA RESSOADORA BASEADA NO COMPÓSITO DE srbi4ti4o15 E V2O5 PARA APLICAÇÕES EM MICROONDAS.

AGLIBERTO MELO BASTOS

APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM SENSOR DE CORRENTE COM PERTURBAÇÃO MAGNÉTICA EM PIEZOELÉTRICO

AGLIBERTO MELO BASTOS

SUPORTES INCLINADOS COM GANHO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E TORQUE PARA AS PÁS DE TURNINAS EÓLICAS DE EIXO VERTICAL

FRANCISCO FREDERICO DOS SANTOS MAIA

DISPOSITVO E MÉTODO BASEADO EM ESPECTROFLUOMETRIA PARA DETERMINAÇÃO SIMULTÂNEA DO TEOR DE ETENO EM ÓLEOS DE TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA

GLENDO DE FREITAS GUIMARÃES

APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM POLIMENTO DE EFLUENTE INDISTRIAL COM O USO DE MICROALGAS E PROCESSO DE CULTIVO DE MICROALGAS

RENATO TEIXEIRA MOREIRA