Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Reajuste nos valores de bolsas beneficia iniciação científica
conteúdo

Notícias

Reajuste nos valores de bolsas beneficia iniciação científica

Agora são R$ 700 para graduação e R$ 300 para cursos técnicos
última modificação: 30/08/2023 12h08

As bolsas de iniciação científica oferecidas pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) tiveram, em agosto, um aporte financeiro com aumento significativo nos valores a serem concedidos para os projetos contemplados nos editais deste ano. Assim, as bolsas de iniciação em pesquisa em nível de graduação subiram de 400 para 700 reais e as de iniciação científica júnior, para cursos técnicos, de 100 para 300 reais.

Lançados no primeiro semestre deste ano, os editais contemplaram, ao todo, 681 projetos de iniciação científica para o ciclo 2023-2024, sendo 142 do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (Pibiti), 364 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e 175 do Pibic Junior. Estes dois últimos incluindo editais exclusivos para ações afirmativas.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE (PRPI), Joélia Marques, o aumento nos valores dessas bolsas no IFCE acompanha o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a valorização da imersão de estudantes de graduação e de cursos técnicos no universo da pesquisa dentro da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

“O aumento das bolsas de iniciação científica é o reconhecimento das atividades de pesquisas realizadas pelos nossos estudantes. É uma iniciativa muito importante para a formação de pesquisadores, sendo fundamental também para a permanência e o êxitos dos estudantes nos seus cursos, vez que auxiliam nas despesas. Assim permite vivenciar a pesquisa pondo em prática seus conhecimentos”, diz Joélia.

SERVIÇO:

Resultados dos editais de iniciação científica do IFCE:

Deborah Sampaio - Reitoria