Notícias
Reajuste nos valores de bolsas beneficia iniciação científica
As bolsas de iniciação científica oferecidas pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) tiveram, em agosto, um aporte financeiro com aumento significativo nos valores a serem concedidos para os projetos contemplados nos editais deste ano. Assim, as bolsas de iniciação em pesquisa em nível de graduação subiram de 400 para 700 reais e as de iniciação científica júnior, para cursos técnicos, de 100 para 300 reais.
Lançados no primeiro semestre deste ano, os editais contemplaram, ao todo, 681 projetos de iniciação científica para o ciclo 2023-2024, sendo 142 do Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (Pibiti), 364 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e 175 do Pibic Junior. Estes dois últimos incluindo editais exclusivos para ações afirmativas.
Segundo a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE (PRPI), Joélia Marques, o aumento nos valores dessas bolsas no IFCE acompanha o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a valorização da imersão de estudantes de graduação e de cursos técnicos no universo da pesquisa dentro da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
“O aumento das bolsas de iniciação científica é o reconhecimento das atividades de pesquisas realizadas pelos nossos estudantes. É uma iniciativa muito importante para a formação de pesquisadores, sendo fundamental também para a permanência e o êxitos dos estudantes nos seus cursos, vez que auxiliam nas despesas. Assim permite vivenciar a pesquisa pondo em prática seus conhecimentos”, diz Joélia.
SERVIÇO:
Resultados dos editais de iniciação científica do IFCE:
- Edital PRPI 7/2023 - Pibic-IFCE/CNPQ/FUNCAP
- Edital PRPI 8/2023 - Pibic AF - IFCE/CNPQ
- Edital PRPI 10/2023 - Pibic JR/IFCE
- Edital PRPI 11/2023 - Pibic JR AF/IFCE
- Edital PRPI 9/2023 - Pibiti
Deborah Sampaio - Reitoria