Notícias
Psicólogos lançam cartilha de orientação para estudantes
AUTOCUIDADO
O coletivo de psicólogas e psicólogos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançou a cartilha “Saúde mental em tempos de pandemia: orientações psicológicas para estudantes”, cujo intuito é auxiliar os estudantes a exercerem o autocuidado durante a epidemia mundial de Covid-19 e o período de aulas remotas na instituição.
De acordo o documento, a situação atípica de pandemia e estudo a distância tem provocado desafios à saúde mental dos membros da comunidade acadêmica, como desânimo e medo, e tem sido recorrente a apresentação, por parte de discentes, de dificuldades de lidar com os estresses relativos ao isolamento social e à mudança de rotina enfrentada.
Para amenizar os possíveis danos em saúde mental decorrentes do momento, a cartilha apresenta várias dicas de estudo a distância. São algumas delas: “Manter a seriedade também nas aulas remotas”; “Evitar distrações no estudo online”; “Estudar com outras pessoas” (pela internet); “Ter paciência consigo mesmo”; e “Pedir ajuda sempre que precisar”, visto que setores de assistência aos alunos nos campi como as coordenadorias Técnico-Pedagógica, de Assuntos Estudantis e de Controle Acadêmico, além dos próprios psicólogos, estão disponíveis para auxílio remoto.
Entre as orientações de autocuidado, a cartilha recomenda “Buscar tempo para si e para as coisas de que gosta”; “Ter cuidado com a qualidade e o volume das informações que recebe”; “Reconhecer os seus limites”; “Movimentar-se e sentir o próprio corpo”; e “Manter o vínculo com as pessoas”.
A cartilha teve os textos produzidos por psicólogos dos campi de Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Quixadá, Tianguá, Aracati, Paracuru, Sobral, Limoeiro do Norte, Cedro e Tauá, com redação e diagramação da equipe de Comunicação Social de Quixadá.
Ícaro Joathan - Comunicação Social/reitoria