Notícias
Primeiras medalhas marcam segundo dia de jogos
JIF 2023
As primeiras medalhas dos Jogos das Instituições Federais (JIF) 2023 foram anunciadas nesta quarta-feira (25) para as modalidades de atletismo, tênis de mesa individual, judô individual, natação e xadrez em equipe. As competições tiveram início pela manhã e seguiram até o começo da noite. As instituições que terminaram o dia com mais vitórias foram o Instituto Federal do Mato Grosso, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e o Colégio Pedro II, com 14, 10 e 9 medalhas, respectivamente.
A abertura das provas do atletismo aconteceu no campus do Pici da Universidade Federal do Ceará, a partir das 8h, com finais em 10 categorias. No Centro de Formação Olímpica (CFO), teve a estreia do judô, após a etapa de pesagem, trazendo bons resultados para o IFMT e para o Instituto Federal do Ceará, que garantiu o primeiro ouro.
No tênis de mesa individual, o duelo masculino foi acirrado, terminando os 5 sets com o placar favorável para André Kenta, estudante de Informática do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul. Ele precisou suar e mudar a estratégia durante a partida, mas valeu a pena: "É uma felicidade enorme estar aqui sendo campeão. É um baita evento e espero que venham mais títulos agora". Já a partida feminina foi confortável para Analu Pruste, do Instituto Federal Catarinense, que ganhou da adversária por 3 a 0.
Natação estreia com quebra de recordes
No fim da tarde, ao pôr do sol, os atletas da natação se reuniram na piscina olímpica para disputar os 50 metros livres, os 100 metros borboleta, os 50 metros peito e os 800 metros livres. Vanessa Barbosa, do Instituto Federal da Paraíba, foi o grande destaque, vencendo a prata nos 50m peito e o ouro na prova de 800m com o tempo recorde de 11m43s84.
Com apenas 15 anos, a estudante de Mineração se preparou, controlou a ansiedade e entrou para a história dos JIF. "É uma sensação incrível porque dá pra ver que o que você está treinando há tanto tempo está servindo. É uma pressão, dá um medo, mas é perfeito estar aqui. É aquele objetivo cumprido", comemorou a nadadora.
Assim como Vanessa, atingiram tempo recorde na modalidade o atleta do Instituto Federal do Espírito Santo Lucas Aragão, que fez os 800m masculino em 9m13s31, e as três primeiras colocadas nos 50m livres feminino. Na categoria para pessoas com deficiência, quem levou o ouro foi Felipe Reis, do Instituto Federal do Amazonas.
Hoje também foram definidos os resultados do xadrez em equipes, com vitórias para o time feminino do IFRN e para o grupo masculino do IFC. As competições da modalidade seguem amanhã na categoria individual. Aconteceram, ainda, as segundas rodadas das partidas de basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei de quadra e vôlei de praia. O ciclo de rodadas se encerra nesta quinta-feira (25), e as disputas seguem com as etapas de repescagem, semifinais e finais.
Confira os boletins diários e a programação dos JIF 2023 no site oficial do evento.
Larissa Lima - Comunicação Social/Tauá