Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Presidente Dilma reitera apoio à Rede Federal de Educação
conteúdo

Notícias

Presidente Dilma reitera apoio à Rede Federal de Educação

Reitor Virgílio Araripe participou do encontro em Brasília e destacou a importância do momento
última modificação: 11/03/2016 23h10
Presidente Dilma se encontra com reitores da Rede Federal

Presidente Dilma se encontra com reitores da Rede Federal

Em reunião nesta sexta-feira (11) com os reitores dos Institutos Federais de todo o País, a presidenta da República, Dilma Rousseff, reafirmou que não renunciará ao cargo e reiterou apoio à consolidação da Rede Federal de Educação, Profissional Técnica e Tecnológica.

A chefe do Executivo Federal destacou o importante papel social e estratégico das instituições no cenário da educação profissional e tecnológica, especialmente neste momento de crise internacional: “vamos consolidar a Rede Federal, garantindo a mesma qualidade das unidades implantadas nos planos de expansão anteriores”, assegurou.

A pactuação com o Governo Federal para o cumprimento das metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para este ano; a intensificação do trabalho com os cursos técnicos; a articulação com as redes municipais e estaduais de ensino, no sentido da qualificação dos quadros de professores e da oferta do Pronatec EJA; a oferta de matrículas pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec); a ampliação da educação à Distância e a certificação de trabalhadores são alguns dos desafios da Rede Federal de Educação, Técnica e Tecnológica.

“Esperamos que, nas próximas semanas, possamos fazer a entrega formal do plano de ações denominado ‘Pacto para o Futuro’, a partir do qual esperamos consolidar a Pátria Educadora com uma meta arrojada. Até 2018, queremos alcançar um milhão e meio de matrículas e triplicá-las, até 2022, no sentido do atendimento ao Plano Nacional de Educação”, anunciou o presidente do Conif, Marcelo Bender, durante sua fala. 

Para que as metas sejam cumpridas, Bender citou alguns entraves que precisam ser solucionados: "mesmo reconhecendo todo o panorama recessivo que estamos passando, é necessário superar alguns gargalos para que este projeto realmente se materialize, um deles é a liberação de novos códigos de servidores, docentes e técnicos administrativos, ainda em 2016”, esclareceu.

O reitor do IFCE, Virgílio Araripe, que participou do encontro em Brasília, destacou a importância do momento com a presidente da República: "foi uma reunião bastante proveitosa. A presidente Dilma enalteceu o papel dos Institutos Federais no desenvolvimento do País e reforçou o apoio do Governo à política de expansão", afirmou o gestor.

Com informações do Conif

Foto: Roberto Stuckert Filho / PR