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Práticas inclusivas na pauta do IFCE Horizonte

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Projeto está em sua segunda etapa, envolvendo comunidades interna e externa
última modificação: 31/10/2023 17h11
Abertura da II Etapa do I projeto sobre práticas inclusivas (Foto: Allana Carvalho)

Abertura da II Etapa do I projeto sobre práticas inclusivas (Foto: Allana Carvalho)

Palestras e oficinas, envolvendo servidores, alunos e comunidade externa, fazem o roteiro do I Projeto sobre Práticas Inclusivas, desenvolvido pelo campus de Horizonte do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Já em sua segunda etapa, com atividades entre outubro em novembro, a iniciativa tem como objetivos principais expandir o conhecimento no que diz respeito a conceitos e práticas inclusivas e de acessibilidade, além de capacitar profissionais para trabalhar em sala de aula com estudantes com necessidades específicas.

O Projeto sobre Práticas Inclusivas surgiu este ano como parte de um conjunto de ações destinadas à área, realizadas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), dentro da política praticada pelo campus. Participam profissionais envolvidos direto ou indiretamente com a educação inclusiva. Na primeira etapa, em abril, foram beneficiados 98 profissionais, e estão previstas para a etapa atual (a segunda) mais 98, de diversos municípios cearenses, provenientes da comunidade interna e externa.

Na atual edição, foram realizadas duas palestras, um sobre inclusão e outra sobre educação inclusiva, além de quatro oficinas de como se trabalhar em sala de aula com alunos com deficiência física, intelectual, múltipla e surdo-cegueira. Estão previstas ainda uma palestra sobre acessibilidade e duas oficinas com a mesma temática da palestra anterior, além de uma oficina sobre a construção do Plano Educacional Individualizado (PEI).

Diante da expressiva aceitação dos participantes e dos resultados obtidos até agora, na avaliação do coordenador do Napne (IFCE Horizonte), Eugênio Dantas Júnior, o projeto deve ganhar ainda mais força. “Vamos dar continuidade às próximas etapas do projeto, numa perspectiva contínua e não pontual de capacitação de profissionais para promoverem a inclusão e acessibilidade em seus vários contextos de trabalho”, destacou Eugênio, que esteve à frente da primeira etapa, enquanto o professor Márcio Régis Pompeu comanda a atual fase.

Programação

Luís Carlos de Freitas - Reitoria IFCE