Notícias
Polo de Inovação busca fomentar indústria em Horizonte
CAPACITAÇÃO E FOMENTO
Funcionando desde setembro do ano passado, o campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) de Horizonte ganhará em breve mais um impulso em suas atividades. O Polo de Inovação de Fortaleza vem buscando parcerias para incentivar a atividade industrial na região. Uma reunião foi realizada no final da manhã desta terça-feira (10), na sede da Reitoria do IFCE, para dar os primeiros passos desse trabalho.
Na ocasião, o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, recebeu o prefeito de Horizonte, Chico César, e a diretora-geral do Polo de Inovação, Cristiane Borges. Também participou da reunião a diretora de implantação de novos campi, Miriam Brasil, bem como outras autoridades.
O Polo de Inovação Fortaleza proporciona, com projetos de inovação tecnológica, o fortalecimento de um modelo voltado para a competitividade de pequenas, médias e grandes empresas do setor industrial. A ideia é fazer com que o Polo seja um instrumento de fomento de projetos de inovação no setor industrial e de qualificação de mão de obra na região de Horizonte, a exemplo do que já é feito em outras localidades do estado. "Queremos fortalecer a indústria local, e já iniciamos as conversas nesse sentido", destacou Cristiane Borges.
O prefeito Chico César demonstrou entusiasmo com o potencial da parceria do IFCE com o município. "Eu sempre quis ver o desenvolvimento educacional caminhando junto com a geração de emprego e renda. E é isso que essa colaboração vai nos permitir", destacou Chico César, que é ex-aluno da instituição.
O reitor Virgílio Araripe vem acompanhando de perto o desenvolvimento do campus de Horizonte. A unidade ainda funciona em um espaço provisório cedido pela prefeitura, mas vai ganhar seu prédio definitivo em 2017. "Queremos que a presença do IFCE em Horizonte faça a diferença. Vamos atuar no sentido de capacitar e motivar os filhos da cidade", disse Araripe.
Uma série de novos cursos devem ser oferecidos em breve no campus do IFCE em Horizonte, nas áreas de estratégias didáticas criativas, metodologia de ensino do português, redação oficial, produção e revisão textual, empreendedorismo, oficinas de física e matemática, simulação computacional, gestão de custos, entre outros na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC).
Leia também:
Reitor do IFCE e novo prefeito de Maranguape estudam parceria
Por Dowglas Lima - Reitoria