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Plataforma Fique no Lar já alcança quase 3 mil comerciantes
SOLUÇÃO
Criada em abril por pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE), a plataforma "Fique no Lar" já superou as expectativas dos idealizadores ao beneficiar quase 3 mil pequenos comerciantes e empreendedores em todas as regiões do país. O site cadastra estabelecimentos de diversos ramos, sem nenhum custo, criando um verdadeiro catálogo de comércios que atendem por delivery, o que ajuda a diminuir os efeitos econômicos da pandemia e do isolamento social.
Atualmente, há cadastros em 19 estados e no Distrito Federal, com um total de 2919 estabelecimentos registrados. O Ceará, estado natal da ferramenta, tem 687 comerciantes cadastrados - mas já foi largamente superado pela Bahia, que atualmente conta com 2190 inscrições.
Os dois estados tem um ponto em comum: os governos estaduais abraçaram o "Fique no Lar" como política oficial de apoio a pequenas empresas. No Ceará, a parceria com o Governo do Estado começou a ser construída ainda em meados do mês de abril, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Posteriormente, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) também começou a incentivar o uso do portal.
Quase simultaneamente, o "Fique no Lar" passou a ser adotado pelo executivo estadual da Bahia, também através das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) daquele estado. Por lá, a solução alcançou comerciantes da capital Salvador e de todas as regiões do interior baiano, beneficiando estabelecimentos de diferentes ramos: alimentação, mercadinhos, pet shops, lojas de vestuário, móveis e serviços em geral.
A Plataforma Fique no Lar foi desenvolvida por meio dos laboratórios de Redes de Computadores (LAR), do campus do IFCE em Aracati, e de Inovação Tecnológica (LIT), do campus Fortaleza. Trata-se de uma solução on-line para disponibilizar à população informações sobre os empreendimentos comerciais e prestadores de serviços essenciais no Estado. O sistema foi desenvolvido em curtíssimo prazo, dada a urgência da demanda.
A equipe, formada por professores e alunos bolsistas, trabalhando de forma voluntária, levou apenas 3 dias para concluir a primeira versão do portal. O sistema se diferencia pela menor burocracia para que o empreendedor se cadastre. Toda a negociação é feita entre o cliente e o comerciante, e não há intermediação pela ferramenta.
Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria