Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Plataforma "Fique no Lar" é apresentada em evento internacional
conteúdo

Notícias

Plataforma "Fique no Lar" é apresentada em evento internacional

ALCANCE

Lançada em março por pesquisadores dos campi de Aracati e Fortaleza, a ideia coleciona êxitos
última modificação: 15/12/2020 19h18
Plataforma on-line já tem mais de 7100 cadastros

Plataforma on-line já tem mais de 7100 cadastros

A Plataforma "Fique no Lar", solução desenvolvida por pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) para atender pequenos comerciantes durante a Pandemia, foi apresentada durante o evento “Global online forum on impact of the COVID-19 crisis on the informal economy: Main findings and ways forward from a South-South Perspective (Fórum online global sobre o impacto da crise COVID-19 na economia informal: Principais conclusões e caminhos a seguir a partir de uma perspectiva Sul-Sul)”, realizado no período de 09 de novembro a 11 de dezembro de 2020, via videoconferência, pelo Centro Internacional de formação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Turim – Itália.

A iniciativa cearense foi apresentada por Giovanni Mendes Ribeiro, servidor público federal, membro da Coordenação-Geral de Registro Sindical, do Ministério da Economia.

"No segundo módulo do curso, em 17 de novembro, intitulado 'Immediate responses for mitigating the social and economic impact of COVID-19 - examples of good practices and solutions from a South-South perspective (respostas imediatas para mitigar o impacto social e econômico do COVID-19 - exemplos de boas práticas e soluções de uma perspectiva Sul-Sul)', nos foi solicitado apresentar boas práticas no Brasil no enfrentamento da COVID-19. Foi nesse momento que apresentamos a plataforma. Não tivemos tempo de fazer a defesa oral, mas o trabalho foi selecionado para compor o acervo do curso", destacou Giovanni.
 
Alguns países que participaram do evento: Guiné, Costa do Marfim, Vietnam, Síria, Índia, Nepal, Jordânia, Indonésia, Iêmen, Tunísia, Brasil e vários outros.

Ideia de sucesso

Desenvolvido em tempo recorde por pesquisadores dos laboratórios de Redes de Computadores (LAR), do campus de Aracati, e de Inovação Tecnológica (LIT), do campus Fortaleza, o portal Fique no Lar foi lançado em março de 2020 com o objetivo de atender pequenos empreendedores que trabalham com delivery durante a pandemia. Os proprietários de estabelecimentos realizam um cadastro sem custo e passam a figurar em uma lista categorizada de estabelecimentos, à disposição dos consumidores.

Inicialmente voltada para o Ceará, a ideia rompeu fronteiras e hoje está presente em todas as regiões do país, com registros em mais de 450 cidades de 21 estados. São 7.132 estabelecimentos cadastrado, e a plataforma já conta quase 24 mil acessos.

Os governos do Ceará e da Bahia, por exemplo, apoiaram a ferramenta oficialmente, ampliando o alcance da ferramenta. O Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais também apoiou a solução.

Leia mais: Fique no Lar é apresentado em simpósio brasileiro de computação

Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria