Notícias
Olimpíadas de conhecimento são marco na história do IFCE
O incentivo ao envolvimento em olimpíadas de conhecimento tem sido uma das diretrizes do Instituto Federal do Ceará (IFCE) que, ao longo de sua história, vem promovendo a educação profissional e tecnológica dos seus estudantes pelo estado. Com a ampliação da interiorização dos campi da instituição, cada vez mais alunos vêm obtendo destaque em campeonatos realizados, no Brasil e no mundo, mostrando os frutos de 111 anos de existência do IFCE.
No ano passado, várias unidades da instituição lograram êxito com alunos representando o IFCE em competições de testagem de conhecimentos nas mais diversas áreas, como Química, Matemática, Física, História, Geografia e até Robótica. São exemplos do envolvimento e da expertise na mobilização de professores coordenadores de cursos, servidores técnicos-administrativos, diretores de campi e estudantes em prol da formação integral dos cidadãos.
Os campi de Fortaleza, Itapipoca e Aracati, por exemplo, foram premiados na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), pela qual os estudantes receberam medalhas de prata, de bronze e menções honrosas como resultados do desempenho na competição. Professores também foram condecorados na competição, recebendo diplomas de homenagem em reconhecimento ao empenho junto ao ensino da Matemática.
O docente Isaac Ricarte, que gerencia as olimpíadas de Matemática no campus de Fortaleza, foi um desses homenageados, como consequência dos resultados dos alunos na competição. Segundo Isaac, o campus obteve a maior nota das medalhas de prata e as três maiores notas das medalhas de bronze no estado do Ceará. “Esse ano, inclusive, mesmo em meio à pandemia, nossos alunos já lograram 3 medalhas de prata, 2 de bronze e 4 menções honrosas na modalidade on-line da Olimpíada Canguru de Matemática".
Outro destaque relevante que o IFCE obteve em 2019 foram as medalhas de ouro e de prata de estudantes do campus de Juazeiro do Norte pela aprovação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que seguiram se preparando para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, a qual aconteceria, neste ano, na Colômbia, mas foi prorrogada para o próximo ano devido à situação de emergência em saúde por conta da pandemia da Covid-19.
Dentre os exemplos de êxito do IFCE em olimpíadas de conhecimento, no ano de 2019, o campus de Ubajara também se destacou, alcançando certificados de menção honrosa pela classificação na Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (Ocesq), realizada anualmente pelo Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC, com a participação de estudantes de graduação de diversas instituições e cursos superiores, incluindo Química Industrial, Farmácia e afins.
Em meio a medalhas, premiações e honrarias, uma competição em especial encheu o campus de Jaguaribe de orgulho. Foi o terceiro lugar e uma menção honrosa para dois alunos de cursos técnicos da unidade, na Olimpíada Nacional de Ciências, realizada por instituições ligadas às ciências e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A competição envolveu estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Outro caso exitoso é do campus de Caucaia que, somente no ano passado, angariou o primeiro e o segundo lugares na competição Arduino Day (internacional), a medalha de prata em olimpíadas de História (nacional), de Ciências (nacional) e de Robótica (estadual), e medalha de bronze em olimpíadas de Astronomia e Astronáutica (nacional) e de Geografia (regional). Além disso, conquistou classificação em maratona de Química (estadual).
Flarysson Elias, aluno componente da equipe que logrou medalha de prata na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, pelo campus de Caucaia, diz que foi uma ótima experiência. O aluno ressalta empolgado a gratidão pela instituição: “Queremos agradecer muito ao IFCE porque, se for dada a oportunidade e as ferramentas certas, o aluno vai longe. Foi a realização de um sonho. Nunca pensamos em sair de Caucaia, do sertão, ir para São Paulo e de lá sair com medalha de prata”.
Todos esses exemplos demonstram a tradição do ensino inclusivo e de qualidade promovido pelo IFCE ao longo de mais de cem anos dedicados à promoção da cidadania. Reconhecendo essa importância, a instituição envolve e acompanha os estudantes em atividades para além da sala de aula, especialmente em olimpíadas de conhecimento, grandes aliadas no processo de capacitação profissional e de motivação pessoal dos estudantes nos diversos níveis de ensino.
Deborah Sampaio - Reitoria