Notícias
OCHE 2022 é encerrada com emoção na entrega de medalhas
COMPETIÇÃO DO CONHECIMENTO
E o domingo (6) foi de muita emoção e alegria com a final da Olimpíada de Ciências Humanas do Ceará (OCHE), no campus de Maranguape do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Organizada pelo Instituto, a competição do conhecimento teve mais de 15 mil estudantes inscritos, quase 1.200 professores orientadores e cerca de 4.300 equipes, oriundas de 104 municípios. Depois da fase final, no sábado (5), os medalhistas foram finalmente conhecidos, e fizeram uma linda festa.
A OCHE 2022 teve quatro fases on-line, e uma presencial - realizada neste sábado em Maranguape. As fases virtuais utilizaram a plataforma Olimpo, desenvolvida pelo IFCE para as olimpíadas promovidas pelo Instituto e que já serve de modelo para outras competições do conhecimento Brasil afora.
A emoção do anúncio
O IFCE faturou três medalhas: ouro com a equipe GMT-3, do campus de Fortaleza (orientada pela professora Nubélia Moreira), prata com o time "Nóis Caipira", de Juazeiro (do professor Basílio Neto) e bronze com a equipe Suassunos, do professor Gagarin Silva Lima, também de Juazeiro. Além disso, o Instituto alcançou 14 menções honrosas.
A aluna Tamires Amâncio, da equipe GMT-3, relatou toda a expectativa da premiação. "A gente ficava contando as medalhas, esperando o nosso nome ser chamado e, quando veio, ficamos sem acreditar. Estamos muito felizes", disse a estudante.
O reitor do IFCE, Wally Menezes, participou da entrega das medalhas. Também estiveram presentes o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Carlos Décimo (representando a governadora Izolda Cela), as pró-reitoras de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Joélia Marques) e de Extensão (Ana Uchoa), o diretor do campus de Maranguape do IFCE, Robson Siqueira, a Coordenadora de Gestão Pedagógica do Ensino Médio da SEDUC/CE, Iane Nobre.
O coordenador geral de olimpíadas do conhecimento no IFCE e presidente da comissão organizadora da OCHE, Zilfran Varela Fontenele, destacou o sentimento de dever cumprido. "Ficamos muito felizes com o entusiasmo dos participantes. A cerimônia de premiação é sempre muito emocionante, e nós da organização somos muito gratos a todos", disse o professor.
Partiu!
Em 2023, a OCHE vai decolar para uma nova casa: a fase final e a premiação da olimpíada acontecerão no campus do IFCE na cidade de Crateús.
A gente se vê por lá!
Quer ver mais fotos da premiação da OCHE 2022? passa lá no nosso Flickr!
Texto: Dowglas Lima
Fotos: Rebeca Casemiro/Dowglas Lima