Notícias
"O intercâmbio é um sonho de todos", declara estudante
Um programa institucional que tem sido referência para os Institutos Federais de todo o País. O programa IFCE Internacional, iniciativa da atual gestão do Instituto Federal do Ceará, tem garantido aos estudantes condições para intercâmbios em diversas instituições de ensino superior na Europa e na América do Norte. Ontem à noite, mais quatro alunos deixaram Fortaleza rumo a Portugal. Passarão 6 meses na Universidade do Porto e no Instituto Politécnico de Bragança.
Anna Yisis Pedrosa (campus de Iguatu), Priscila Izidoro de Figueiredo (Crato), João Paulo de Araújo (Juazeiro do Norte) e Nalita Oliveira Almeida (Canindé) são os alunos que integraram a comitiva que partiu, nessa quarta-feira (10). "Esse é mais um embarque de um grupo de nossos alunos. O IFCE Internacional tem sido mantido com orçamento próprio, sendo inovador na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Já embarcamos mais de 70 alunos para diversos países, consolidando-lhe como parte da política da instituição", informa o reitor Virgílio Araripe.
Ainda de acordo com o gestor, a hora do embarque se reveste de um momento muito especial: "sabemos a felicidade que é para os alunos e seus familiares. A família sempre manifesta satisfação, agradecimento e reconhecimento ao IFCE. Isso é muito gratificante. É uma ação que faz a diferença todos", destaca Araripe.
Anna Ysis Pedrosa, do curso de tecnologia em Irrigação e Drenagem (campus de Iguatu), que fará intercâmbio no Instituto Politécnico de Bragança, foi categórica ao afirmar que a experiência fora do Brasil é importante para a formação acadêmica: "serão novas perspectivas, novas formas de aprendizado. O intercâmbio é um sonho de todo aluno. É uma experiência nova e única, onde podemos conhecer outras culturas. Eu jamais achei que fosse conseguir e fiquei muito feliz com a vaga. Todo mundo me apoiou e ficou feliz também", comemora.
Compareceram, também, ao embarque o chefe de Gabinete da Reitoria, Alexandre Paiva Damasceno, assessor de Relações Internacionais, Gutenberg Albuquerque Filho, e o diretor-geral do campus de Canindé, Francisco Antonio Barbosa Vidal.
Por Antônio Alencar - reitoria
Colaboração: Deborah Sampaio - reitoria